BEN SAUNDERS Desafiando-se a si próprio nas condições mais rigorosas, o explorador polar procura inspiração nas expedições anteriores.

Ben Saunders é um explorador polar, escritor e reconhecido orador britânico. Em 2004, em condições que a NASA designou como "as piores condições registadas de sempre", foi o único de três pessoas, e o mais novo de sempre, aos 26 anos, a esquiar a solo até ao Polo Norte.

Ben Saunders na neve.

Em 2014, Saunders, juntamente com Tarka L’Herpiniere, bateu o recorde mundial com a expedição polar mais longa de sempre por meios próprios, percorrendo 2.889 km no percurso de ida e volta ao Polo Sul, seguindo as pisadas da última expedição realizada pelo Capitão Scott.

Saunders e L’Herpiniere, puxaram, cada um, trenós de 200 kg a pé durante 69 maratonas sucessivas sob temperaturas que atingiram os -46°C.

"Houve momentos em que tivemos grandes dificuldades sob o frio intenso, o vento forte e a altitude planalto. Sentíamo-nos fracos devidos às rações reduzidas e com menos hipóteses de sobreviver do que alguma vez teríamos previsto nesta expedição." - comentou.

"Eu e Tarka sentimos um misto de reverência e profundo respeito pela resistência, tenacidade e coragem que o Capitão Scott e a sua equipa demonstraram no século passado."

Saunders viaja no seu Land Rover Discovery até locais com condições rigorosas e inacessíveis para treinar, bem como a jantares de gala. "É uma ferramenta muito importante." - afirma. "É prática e utilitária sem ser austera e básica."

Jaguar Land Rover Limited: Registered office: Abbey Road, Whitley, Coventry CV3 4LF. Registered in England No: 1672070

Os valores disponibilizados resultam de testes realizados pelo fabricante em conformidade com a legislação da UE. O consumo de combustível específico de um veículo pode divergir dos valores obtidos nos testes e os valores servem apenas como termo de comparação.