LAND ROVER APRESENTA O RANGE ROVER SPORT SVR, O MAIS RÁPIDO, DINÂMICO E POTENTE DE SEMPRE

Criado pelo departamento de Special Vehicles Operations da Jaguar Land Rover, o novo Range Rover Sport SVR é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 4,7 segundos e atingir uma velocidade máxima eletronicamente limitada de 260 km/h.

O novo Land Rover Sport completou uma volta ao exigente circuito alemão de Nürburgring Nordschleife em 8 minutos e 14 segundos.

As melhorias incorporadas no Range Rover Sport SVR em comparação com o Range Rover Sport de série incluem um motor de 550 CV e 680 Nm de binário, uma caixa de velocidades otimizada ZF 8HP70 de oito relações, jantes novas opcionais de 22 polegadas, melhorias significativas nos sistemas de suspensão e direção e um habitáculo com detalhes exclusivos.

Lisboa, 11 de Agosto de 2014


Com capacidade para acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 4,7 segundos e uma velocidade máxima eletronicamente limitada de 260 km/h, o Range Rover Sport é o primeiro Land Rover a incorporar o novo logótipo SVR de alta performance.

O motor 5.0 V8 Supercharged do SVR foi concebido para disponibilizar 550 CV de potência e 680 Nm de binário, que representa um aumento considerável de 40 CV e 56 Nm em relação ao Range Rover Sport V8 S/C, enquanto que a avançada caixa automática ZF 8HP70 de oito velocidades e o chassis com tração integral foram otimizados para complementar a performance excecional proporcionada em todas as condições.

O novo Land Rover Sport completou uma volta ao exigente circuito alemão de Nürburgring Nordschleife em 8 minutos e 14 segundos.

No testes iniciais, o SUV mais dinâmico da Land Rover percorreu o lendário circuito alemão de Nürburgring Nordschleife em 8 minutos e 14 segundos, um dos tempos mais rápidos de sempre registados por um SUV de produção em série.


O novo SVR tira partido de todo o potencial do chassis em alumínio leve e robusto do Range Rover Sport, mantendo o requinte, luxo e capacidades fora de estrada que proporcionaram ao Range Rover a sua fama internacional.


Em complemento, incorpora duas novidades à escala mundial para o Range Rover. Por um lado, um escape ativo de duas etapas com acionamento elétrico que disponibiliza, a regimes elevados, uma sonoridade que recorda os automóveis de competição, sem comprometer, em momento algum, o requinte na condução descontraída. Por outro, as suas jantes exclusivas opcionais em liga leve de 22" e os pneus 295/40 R22 Continental SportContact otimizam a performance e maximizam o comportamento do Range Rover Sport SVR. O equipamento de série inclui as novas jantes em liga leve de 21" que, combinadas com os pneus 275/45 R21, proporcionam uma capacidade incomparável fora de estrada.

O Range Rover Sport SVR representa uma evolução natural do veículo base

John Edwards Managing Director de Special Operations da Land Rover

As melhorias no design exterior asseguram o surpreendente impacto visual produzido pelo SVR, em complemento a potenciar a refrigeração e a eficiência aerodinâmica. O seu interior personalizado com bancos desportivos exclusivos reforça a exclusividade do seu design, assegurando que os ocupantes mantêm uma posição firme e segura em condução mais enérgica.


Em antecipação à sua estreia mundial, John Edwards, Managing Director de Special Operations da Land Rover, comentou: “O Range Rover Sport SVR representa uma evolução natural do veículo base, com o seu design vanguardista e as suas capacidades excecionais tanto em estrada como fora de estrada. A sua performance notável irá satisfazer os requisitos de performance dos clientes especialmente exigentes.”


“Foram incorporadas uma série de revisões completas especialmente desenvolvidas pela equipa da Special Vehicle Operations da Land Rover para transformar este modelo Premium num modelo ainda mais distinto por dentro e por fora, bem como para elevar as capacidades dinâmicas para o patamar seguinte sem sacrificar o conforto, o requinte nem a versatilidade fora de estrada. O Range Rover Sport SVR é, sem sobra de dúvida, o SUV com as melhores prestações do mundo”.


O novo Range Rover Sport SVR tem como referência o bem sucedido Range Rover Sport, que, com o seu chassis monobloco integralmente em alumínio, reduziu o seu peso em 39% em comparação com o modelo anterior e proporciona uma estrutura ideal, resistente, rígida e leve, que serviu de inspiração para a criação do Range Rover Sport SVR.

O Range Rover Sport SVR é, sem sobra de dúvida, o SUV com as melhores prestações do mundo

John Edwards Managing Director de Special Operations da Land Rover

O Range Rover Sport SVR, criado pela equipa de Special Vehicle Operations da Jaguar Land Rover, será produzido em paralelo aos modelos atuais e será comercializado através da rede oficial de concessionários Land Rover.


O Range Rover Sport SVR, concebido e produzido em Inglaterra, representa um passo em frente maximização da robustez, perfeccionismo e a engenharia aplicada que distinguem a marca Land Rover.


O Range Rover Sport foi lançado em 2005 e, desde então, foram produzidos mais de 500.000 veículos.



O Land Rover mais potente de sempre

A alma do Range Rover Sport SVR é a evolução do motor V8 Supercharged de 5.000 cc, produzido integralmente em alumínio com camisas de cilindros em ferro fundido e apoios de cambota de pernos cruzados, que proporcionam uma combinação inigualável de robustez, performance e requinte.


Os engenheiros da Special Vehicle Operations da Land Rover otimizaram cuidadosamente o sistema de gestão eletrónica da Bosch e recalibraram a válvula electrónica do compressor para aumentar a pressão máxima de sobrealimentação quando é solicitada a máxima performance do motor, mantendo, simultaneamente, a flexibilidade excecional do motor V8 que proporciona uma versatilidade notável fora de estrada e uma aceleração sem esforço em qualquer circunstância.


O aumento considerável de potência e binário para 550 CV e 680 Nm, 40 CV e 56 Nm respetivamente, proporcionam ao SVR uma aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 4,7 segundos e uma velocidade máxima eletronicamente limitada de 260 km/h. O tempo conseguido no circuito de Nürburgring Nordschleife, 8 minutos e 14 segundos, coloca em relevo o elevado potencial.

O Range Rover Sport SVR, criado pela equipa de Special Vehicle Operations da Jaguar Land Rover

As melhorias exclusivas de design do Range Rover Sport SVR contribuem também para a sua performance. Uma destas consiste na incorporação de entradas de ar no pára-choques dianteiro de maiores dimensões para aumentar o fluxo de ar para os dois intercoolers, reduzindo a temperatura do ar pressurizado pelo compressor antes da sua utilização pelo motor para manter uma performance excelente, mesmo em condições extremas.


A plataforma sólida proporcionada pelo monobloco em alumínio em conjunto com a suspensão melhorada e rótulas mais firmes permitiu aos engenheiros da Land Rover maximizar a resposta do incrivelmente potente motor. Por exemplo, quando o condutor retira o pé do acelerador, a carga de ar é reduzida muito mais rapidamente que nos restantes modelos da gama Range Rover Sport, proporcionando uma resposta imediata para uma experiência de condução mais dinâmica. No modo Dynamic, estas características são intensificadas graças a uma sensibilidade mais direta e precisa do pedal do acelerador e uma resposta mais dinâmica da caixa de oito velocidades. Em complemento, o fornecimento de combustível não é interrompido com o corte de alimentação, gerando uma sonoridade característica através do escape.


O consumo de combustível e as emissões de CO2 do SVR não são afetados pela performance extraordinária e permanecem ao mesmo nível que no V8 Supercharged no qual se baseia: 12,8 l/100 km e 325 g/km. Este facto resulta das características avançadas e extremamente eficientes do design do motor, que incluem níveis reduzidos de fricção interna líderes no segmento, um sistema de injeção direta de alta pressão, distribuição variável independente através de árvores de cames duplas e um sistema avançado Stop/Start inteligente que desliga o motor quando se encontra ao ralenti e o volta a ligar novamente quando o condutor retira o pé do pedal de travão.



Passagens de caixa ainda mais rápidas para uma condução entusiasmante

A avançada caixa automática ZF 8HP70 de 8 velocidades do Range Rover Sport SVR foi otimizada para proporcionar a máxima performance. Em conjunto com os pneus opcionais Continental SportContact de 22", a configuração revista do chassis e um sistema robusto de tração integral, a transmissão recebe binário adicional nas suas relações mais curtas para proporcionar uma aceleração impressionante de 0 a 100 km/h em apenas 4,7 segundos.


As passagens de caixa foram reduzidas em até 50% graças a uma interrupção extremamente rápida e precisa do fornecimento de combustível ao selecionar uma velocidade superior, permitindo que as passagens de caixa sejam mais rápidas e extremamente precisas, aproveitando a inércia do motor para proporcionar uma sensação inigualável de aceleração nas passagens de caixa. Esta característica cria uma ligação mais direta e imediata com o veículo e assegura que o motor se encontra sempre no regime de potência máxima.


O sistema de gestão da caixa automática monitoriza a condução e as fases de aceleração e travagem, as forças laterais em curva, as solicitações do condutor e inclusivamente o ângulo de inclinação do piso antes de selecionar um dos 25 programas predefinidos, adaptando-se na perfeição ao estilo de condução e às condições da estrada. Por exemplo, uma condução mais desportiva desencadeia passagens de caixa mais agressivas e atrasa a seleção de velocidades superiores até ser atingido um regime elevado.


Para assegurar a máxima estabilidade ao Range Rover Sport SVR o sistema de gestão eletrónica dá um "toque de acelerador" automático na selecção de uma relação inferior a velocidades elevadas, para suavidade acrescida. Esta função permite também à caixa de velocidades realizar uma série de reduções a velocidade elevada em caso de uma travagem de emergência com o máximo requinte e controlo.


Quando o sistema deteta que o veículo se encontra em curva, a caixa mantém a mesma velocidade selecionada durante toda a curva para assegurar uma estabilidade excelente e garantindo também uma capacidade de resposta ideal quando o condutor acelera novamente à saída da curva.

O Land Rover mais potente de sempre

Da mesma forma, o sistema de transmissão reconhece quando se trata de uma manobra de ultrapassagem e mantém a relação mais curta possível para assegurar uma aceleração instantânea que garanta a máxima segurança e emoção na condução.


Esta resposta dinâmica não compromete o requinte do Range Rover Sport, líder no segmento: o conversor de binário da transmissão ZF de oito velocidades assegura a máxima suavidade na primeira velocidade, enquanto que a partir da segunda velocidade uma embraiagem bloqueia o mecanismo para criar uma ligação direta entre a transmissão e as rodas motrizes e proporciona uma sensação de condução muito mais ativa para o condutor.


A caixa pode ser controlada através das patilhas montadas no volante ou da alavanca de velocidades. O condutor pode selecionar previamente o modo automático, intervir ocasionalmente de forma manual ou deslocar alavanca de velocidades para a esquerda para recuperar o controlo manual. No modo manual, as passagens de caixa são realizadas através das patilhas ou empurrando a alavanca de velocidades para a frente e puxando para trás para selecionar a velocidade acima, imitando a lógica de seleção de velocidades dos veículos de competição.


No modo Dynamic, a estratégia de seleção de velocidades é intensificada: a transmissão não engrena uma relação superior ao atingir o regime máximo e apenas seleciona uma relação inferior para evitar que o motor se desligue.


O Range Rover Sport SVR foi concebido para proporcionar as capacidades incríveis que tornaram a Land Rover famosa. Encontra-se equipado com tração integral permanente, uma caixa transferência de duas velocidades e distribuição de binário de 50% entre ambos os eixos.

Com a ajuda de uma embraiagem multidisco alojada no diferencial central que distribui o binário entre os eixos dianteiro e traseiro com controlo eletrónico é assegurada a tracção mais apropriada independentemente do tipo de piso. Os sofisticados sistemas de controlo eletrónico contribuem para maximizar as reconhecidas capacidades Land Rover e, em condições extremas, podem direcionar até 100% do binário para qualquer dos eixos.


A caixa de transferência permite selecionar entre duas gamas de velocidades utilizando um sistema de seleção totalmente sincronizado que permite ao condutor alternar entre uma e outra a velocidades de até 60 km/h, para uma flexibilidade excecional. A gama convencional proporciona uma relação de transmissão direta de 1:1, enquanto que a relação de gama baixa é de 2,93:1, para uma relação extremamente reduzida.


Para otimizar adicionalmente a tração e a estabilidade, o bloqueio do diferencial traseiro ativo do SVR foi recalibrado. O diferencial é agora bloqueado com maior antecedência e intensidade para proporcionar uma performance superior e assegurar que o binário é direcionado para a roda traseira com maior aderência, aumentando a agilidade.


O SVR utiliza o sistema de travagem do veículo para imitar o efeito de um diferencial com controlo de distribuição do binário em curva, equilibrando permanentemente a distribuição do binário do motor pelas quatro rodas em curva para proporcionar uma tração e direção superiores e reduzir a subviragem. A calibração deste sistema é exclusiva para o Range Rover Sport SVR.


O sistema monitoriza o veículo 100 vezes por segundo através do módulo de controlo dinâmico de estabilidade. À medida que o veículo acelera em curva, o sistema analisa e deteta a probabilidade de inicio da subviragem. Nesse momento são aplicados níveis impercetíveis de travagem para corrigir o comportamento do veículo, enquanto que o binário é direcionado para as exteriores, que dispõem de maior aderência, para manter a máxima tração e controlo da direção.



Design vanguardista

O design exterior arrojado e o interior luxuoso dos SUV desportivos Premium da Land Rover foram melhorados no Range Rover Sport SVR com uma gama completa de melhorias estéticas.


Concebido exclusivamente pela equipa de Special Vehicle Operations da Jaguar Land Rover, o Range Rover Sport SVR tem um design de grande impacto graças a um novo pára-choques dianteiro com entradas de ar trapezoidais e à inscrição Range Rover em tom escuro no capot, que conta também com entradas de ar otimizadas e uma nova grelha com um acabamento escuro contrastante com a surpreendente iluminação com design de LED incorporada nos faróis. Nas laterais do veículo, as alhetas integralmente novas em alumínio apresentam um design musculado com novas grelhas laterais que proporcionam maior potência visual. Na secção traseira, o logótipo Range Rover Sport SVR e um spoiler elevado com uma atraente luz de stop central reforçam a intenção desportiva do veículo. O pára-choques traseiro exclusivo incorpora um difusor Gloss Black que inclui as ponteiras de escape quádruplas exclusivas do SVR, que distinguem instantaneamente este modelo de alta performance.


As novas abas dos guarda-lamas albergam as jantes opcionais em liga leve de 22" e raios múltiplos, com uma aparência robusta e poderosa que se enquadra na perfeição na performance extraordinária e na resposta dinâmica do Range Rover Sport SVR.


Muitas das alterações aplicadas no design do Range Rover Sport SVR maximizam também a sua performance elevada. Por exemplo, as dimensões superiores das entradas de ar do pára-choques dianteiro criam um fluxo de ar adicional nos intercoolers que direcionam o ar para o potente motor Supercharged de 550 CV.


O novo spoiler traseiro reduz a elevação da carroçaria e foi cuidadosamente equilibrado com o novo pára-choques dianteiro, sob o qual foi incorporado um sistema que reduz o ruído aerodinâmico para assegurar o máximo conforto dos passageiros e maximizar a eficiência aerodinâmica. Reduz também a elevação dianteira para assegurar que os pneus dianteiros mantêm os níveis elevados de aderência em condução desportiva. Para uma condução extrema fora de estrada, existe a possibilidade de remover a secção inferior do pára-choques dianteiro para superar ângulos mais agressivos.

Esta evolução impressionante conserva o DNA da marca, que tem transformado o Range Rover Sport

Gerry McGovern Design Director e Chief Creative Officer da Land Rover

Em complemento, foi incorporada refrigeração adicional no sistema de travagem composto pelo conjunto de travões Brembo de seis pistões, que assegura uma potência de travagem ideal.


Para a carroçaria encontram-se disponíveis sete cores, nas quais se inclui a surpreendente Estoril Blue, exclusiva do Range Rover Sport SVR. Para maior contraste, o tejadilho encontra-se disponível em Santorini Black como equipamento de série e é combinado com acabamentos na cor da carroçaria que realçam o caráter robusto e compacto do SVR. E, obviamente, os acabamento em High Gloss Black e os faróis Stealth Pack com coberturas pretas completam as melhorias no design, criando uma impressão da máxima qualidade e uma presença em estrada visualmente imponente.


No interior, o equipa de Special Vehicle Operations da Jaguar Land Rover diferenciou de forma notável o SVR de outras versões com os seus bancos desportivos em couro, normalmente presentes em veículos de alta performance. Estes bancos confortáveis proporcionam apoio lateral adicional em condução desportiva. Incorporam 16 ajustes elétricos que não afetam a posição do condutor em condução desportiva nem o amplo espaço para pernas na secção traseira do habitáculo.

O espírito desportivo do veículo encontra-se também visível nos bancos traseiros, que foram completamente redesenhados para refletir as melhorias aplicadas nos bancos dianteiros, concebidos para uma condução desportiva. O resultado é um habitáculo atraente de quatro lugares com espaço para um quinto passageiro ocasional. Os novos bancos traseiros são reclináveis para proporcionar o máximo conforto e podem ser completamente rebatidos em secções 60/40 para disponibilizar até 1.761 litros de espaço de carga.


Os bancos incorporam um acabamento em luxuoso couro Windsor, com design de diamante, costuras Ebony Black e atraentes debruados refletores. Todos com o logótipo do Range Rover Sport SVR. Encontram-se disponíveis quatro surpreendentes combinações de cores para o interior: Ebony Black; Ebony Black e Cirrus White; Ebony Black e Pimento Red; e Ebony Black e Tan.


“O Range Rover Sport SVR é o SUV desportivo Premium mais recente. Concebido pela equipa de Special Vehicle Operations da Jaguar Land Rover, o seu design distingue-o claramente como o Land Rover mais potente de sempre. Graças à presença e adaptação ao terreno proporcionada em estrada, esta evolução impressionante conserva o ADN da marca que transformou o Range Rover Sport num veículo imediatamente reconhecido”, declarou Gerry McGovern, Design Director e Chief Creative Officer da Land Rover.



Uma sonoridade impressionante

O Range Rover Sport SVR é o primeiro Land Rover e ser equipado com um sistema de escape ativo de duas fases com válvulas com controlo electrónico. O sistema otimiza a qualidade sonora, a performance e a estética do modelo.


O novo sistema de escape incorpora secções com maior diâmetro, 60 mm em comparação com os 55 mm do V8 Supercharged, para melhorar o fluxo dos gases de escape. Esta é apenas uma das medidas utilizadas para auxiliar o motor V8 a disponibilizar a sua potência excecional de 550 CV. As ponteiras de escape quádruplas que sobressaem do pára-choques traseiro redesenhado diferenciam visualmente este SUV Premium, topo de gama, de outras versões do Range Rover Sport.


A sua nova sonoridade, característica dos veículos de competição, distingue de forma audível o Range Rover Sport SVR, com um pulsação modulada e acutilante no início da aceleração, que se combina com um som avassalador que aumenta a sua frequência à medida que liberta a sua potência.


As válvulas ativas com controlo eletrónico realizam a função crucial de eliminar em grande medida o ruído do fluxo de escape, permitindo que o som do motor seja puro, inclusivamente ao atingir os regimes máximos de rotação do motor. Isto não seria possível com válvulas passivas.


A regimes baixos, as válvulas com controlo eletrónico fecham duas das ponteiras de escape para um nível de requinte extremo. À medida que aumenta a rotação do motor e a carga, geralmente às 3.000 rpm, as válvulas são abertas para permitir um maior fluxo através das quatro ponteiras de escape e aumentar o volume e a qualidade acústica sem introduzir uma alteração brusca de carácter. Um amplificador enriquece ainda mais a qualidade sonora, permitindo a passagem do ruído de admissão para o habitáculo.


Em conjunto com a calibração do motor que reduz de forma súbita a carga de ar quando o condutor levanta o pé do acelerador, o novo sistema de escape gera também uma sonoridade característica ao atingir o limite de rotação para uma experiência de condução ainda mais intensa.


Em qualquer caso, e independentemente do regime do motor, o condutor pode selecionar um modo silencioso para um nível de requinte superior.


O novo sistema de escape ativo foi também concebido para assegurar que o excelente desempenho fora de estrada do Range Rover Sport SVR não será afetado se os proprietários decidirem explorar ao máximo a sua capacidade de passagem a vau de 850 mm.



Condução segura e emocionante

O Range Rover Sport foi elogiado pelos seus níveis elevados de conforto e por permitir uma condução verdadeiramente ágil. O SVR eleva essa capacidade ao patamar seguinte graças ao extenso processo de desenvolvimento a que foi submetido em estradas secundárias britânicas, auto-estradas alemãs sem restrições de velocidade e no famoso traçado de Nürburgring Nordschleife.

O nosso objetivo não era reinventar o Range Rover Sport, mas sim utilizarmos as suas capacidades para criar um SUV Premium de alta performance com uma condução ainda mais atraente.

Mike Cross Chief Engineer, Vehicle Integrity da Land Rover

O resultado é um chassis que proporciona maior controlo da carroçaria, velocidades mais elevadas em curva e uma maior ligação com a estrada. Efetivamente, a força G máxima em curva aumentou de 1,1G no V8 Supercharged para 1,3G, uma melhora pronunciada que os condutores que procuram a máxima performance irão detetar com facilidade. Como resultado, o Range Rover Sport SVR mantém um nível de conforto excecional em estrada e capacidades fora de estrada que lideram o seu segmento.


“O nosso objetivo não era reinventar o Range Rover Sport, mas sim utilizarmos as suas capacidades para criar um SUV Premium de alta performance com uma condução ainda mais atraente. Creio que atingimos esse objetivo. O Range Rover Sport SVR incorpora atributos fora de estrada que lideram o seu segmento, níveis elevados de conforto para os passageiros e, acima de tudo, eleva a dinâmica do modelo atual a uma dimensão completamente nova. Independentemente das condições, a sua performance é de tirar a respiração”, declarou Mike Cross, Chief Engineer, Vehicle Integrity da Land Rover.



Suspensão e direção melhoradas

Os engenheiros da Land Rover calibraram o chassis do Range Rover Sport SVR para lhe proporcionar maior agilidade. Produzida principalmente com componentes em alumínio de peso reduzido, a suspensão totalmente independente incorpora dois triângulos sobrepostos no eixo dianteiro, com uma distância ampla entre ambos, e um design avançado multibraço no eixo traseira que permitem um isolamento elevado das irregularidades do piso.


O Range Rover Sport SVR incorpora também suspensão pneumática interligada e o Sistema Dinâmico Adaptativo, que monitoriza os movimentos do veículo 500 vezes por segundo, ajustando o amortecimento quase instantaneamente em resposta às condições do piso da estrada e às solicitações do condutor.


Os êmbolos das molas pneumáticas incorporam um perfil alterado para assegurar uma condução e um comportamento ainda mais desportivos, enquanto que os ajustes de amortecimento do Sistema Dinâmico Adaptativo foram otimizados para proporcionar uma combinação superior de agilidade e conforto sem rival aos passageiros. Em ambas as situações, o software de gestão recalibrado complementa as alterações. Os elementos elásticos da subestrutura da suspensão traseira melhoram a sua rigidez em 20%, assegurando uma resposta direta às solicitações do condutor.


Apesar de proporcionar um nível de performance normalmente associado a veículos mais desportivos, não foram sacrificados os níveis elevados de conforto e capacidade fora de estrada: a qualidade de rolamento mantém-se e a altura da carroçaria permanece inalterada, com um intervalo de ajuste de 185 milímetros entre o modo de acesso e a altura fora de estrada. O curso da suspensão mantém-se também inalterado, com um valor, líder no segmento, de 260 mm no eixo dianteiro e 272 no eixo traseiro. A profundidade de passagem a vau, de 850 mm, continua a ser excecional. Em complemento, continuam disponíveis as seis configurações do sistema Terrain Response® 2, que o modo automático utiliza de forma inteligente em função das necessidades do terreno.


A atualização do sistema de direção assistida elétrica de relação e assistência variável sensível à velocidade complementa as revisões do chassis, que disponibiliza maior firmeza para uma sensação de controlo mais imediata a velocidades elevadas.


Ao contrário dos sistemas de direção hidráulica assistida, o sistema EPAS não utiliza uma bomba acionada pelo motor, reduzindo o consumo de combustível e as emissões de CO2.



Pneus de estrada opcionais de alta performance

Encontram-se disponíveis dois pack exclusivos de jantes e pneus. Todos os veículos incorporam como equipamento de série jantes em liga leve de 21" específicas para o Range Rover Sport SVR e pneus 275/45 R21 para quaisquer condições meteorológicas. Encontram-se também disponíveis jantes exclusivas em liga leve de 22". Estas impressionantes jantes novas de raios múltiplos são combinadas com pneus Continental SportContact com as medidas 295/40 R22 adaptados para a estrada, permitindo aos proprietários uma seleção em função do tipo de utilização do veículo. A opção de jantes de 22" disponibiliza mais uma polegada largura que os designs existentes de 22" do Range Rover Sport e proporciona ao veículo uma aparência impressionante e robusta.


A opção de pneus Continental de 22" disponibiliza uma performance superior em piso molhado, em complemento a uma tração, aderência e capacidade de resposta excepcionais em asfalto seco, que assegura uma condução notável.



Controlo Activo do Rolamento para curvas mais rápidas e seguras

O Controlo Activo do Rolamento funciona em conjunto com as molas pneumáticas melhoradas e o Sistema Dinâmico Ativo que ajusta permanentemente o amortecimento do veículo. Este sistema de dois canais foi especialmente calibrado para melhorar as capacidades de alta performance do Range Rover Sport SVR. Efetivamente, o SVR é tão competente em estrada que os engenheiros da Land Rover tiveram que voltar a escalar completamente os gráficos de Controlo Activo do Rolamento existentes para incluir as suas capacidades superiores em curva.


Em vez das barras estabilizadoras tradicionais, o Controlo Activo do Rolamento utiliza atuadores acionados por uma bomba hidráulica para controlar o rolamento da carroçaria, adaptando-se às suas acelerações até 1.000 vezes por segundo. Em comparação com os sistemas que utilizam um único atuador, o Controlo Activo do Rolamento utiliza dois atuadores para responder de forma independente ao rolamento lateral de cada eixo, proporcionando uma precisão superior.


Quando o sistema de gestão eletrónica deteta o rolamento do veículo, o Controlo Activo do Rolamento proporciona um binário contrário que mantém a estabilidade da carroçaria para uma condução mais divertida e maior controlo do condutor. O Controlo Activo do Rolamento tem uma importância crucial em permitir ao Range Rover Sport SVR curvar da forma mais equilibrada e rápida que qualquer outro Land Rover.

Para manter uma sensação de condução natural, o objetivo dos engenheiros da Land Rover não era reduzir o rolamento da carroçaria em comparação com os modelos Range Rover Sport atuais, mas foram aplicadas calibrações radicalmente atualizadas para se manter dentro dessa margem devido às velocidades muito mais elevadas que o SVR é capaz de manter em curva.


O sistema foi também recalibrado para proporcionar um comportamento progressivo, mesmo ao limite, especialmente quando os pneus opcionais Continental de 22" atingem o seu limite de aderência, muito mais elevado que com os pneus de 21”. Isto assegura que o veículo continua a ser fácil de controlar mesmo quando são ultrapassados os limites de aderência dos pneus.


O modo Dynamic reduz adicionalmente o rolamento da carroçaria para proporcionar a máxima resposta na condução e uma experiência única ao piloto.


O Controlo Activo do Rolamento foi calibrado exclusivamente para ir ao encontro da resposta desportiva do Range Rover Sport SVR, mas retoma automaticamente o mesmo mapa de gestão eletrónica que outros modelos Range Rover Sport no que respeita aos sensores que controlam os movimentos da carroçaria, a posição das rodas e a altura do veículo assim que é detetada utilização fora de estrada. Reduzindo de forma significativa as sacudidelas a velocidades de até 40 km/h e mantém uma excelente capacidade fora de estrada.



Desenvolvido em Nürburgring

Com 20,8 quilómetros de curvas desafiantes, retas de alta velocidade, alterações de declive de enormes proporções e condições climáticas normalmente traiçoeiras, o circuito Nordschleife é a prova derradeira para qualquer veículo de altas performance.


A natureza extrema desta pista exige características únicas de chassis e motor aos veículos. O SVR foi submetido a uma grande quantidade de testes e os protótipos completaram praticamente 1.000 voltas ao lendário circuito alemão.


Durante as fases de testes e desenvolvimento, o SVR registou um tempo de apenas 8 minutos e 14 segundos em Nordschleife, um tempo excecionalmente rápido para um SUV de produção em série.


Recém chegado do seu rigoroso programa de testes na Alemanha, o SVR, já pronto para a produção em série, realizou a sua estreia dinâmica no Goodwood Festival of Speed no Reino Unido, percorrendo as suas 1,16 milhas e emocionando os fãs dos automóveis com a sua aceleração impressionante e a sonoridade proporcionada pelo seu escape desportivo.


Os preços do Range Rover Sport SVR serão comunicados em breve.


Mais informação e imagens sobre a Land Rover disponíveis em: www.media.landrover.com.




An error occurred creating a component.

Component with schema "Ready To Go Bar" and view "ready-to-go-bar" and title "Ready to Go Bar" and ID "tcm:290-82911".
(Error was "There must be a CTA on the Ready To Go box, component Id tcm:290-82911 is missing a CTA")


Jaguar Land Rover Limited: Registered office: Abbey Road, Whitley, Coventry CV3 4LF. Registered in England No: 1672070

Os valores disponibilizados resultam de testes realizados pelo fabricante em conformidade com a legislação da UE. O consumo de combustível específico de um veículo pode divergir dos valores obtidos nos testes e os valores servem apenas como termo de comparação.