A JAGUAR LAND ROVER APRESENTA UM CONTROLO REMOTO PARA O RANGE ROVER SPORT QUE O CONDUTOR MANUSEIA COM UM SMARTPHONE NO EXTERIOR DO VEÍCULO

Lisboa, 17 de Junho de 2015

  • Os investigadores da Jaguar Land Rover estão a desenvolver novas tecnologias de teledeteção operacionais em quaisquer condições meteorológicas e ambientes, para que os automóveis autónomos do futuro possam chegar a qualquer lugar.
  • Os protótipos de condução autónoma revelados incluem o sistema "Inversão multiponto" da Range Rover para fazerem uma inversão de 180º na estrada.
  • A visão da Jaguar Land Rover consiste em criar tecnologias autónomas direcionadas para o condutor que melhorem a experiência de condução.

A Jaguar Land Rover revelou algumas das tecnologias em protótipo que a equipa investigadora inglesa está a desenvolver para a condução autónoma do futuro.


Um veículo de investigação Range Rover Sport com controlo remoto demonstra como um condutor pode manobrar o veículo do exterior com o seu smartphone. A aplicação de smartphone inclui o controlo da direção, do acelerador e da travagem, além da mudança entre velocidade alta e baixa. Isto possibilita que o condutor caminhe ao lado do automóvel, a uma velocidade máxima de 6,4 km/h, para manobrá-lo de forma a sair de situações exigentes em segurança ou inclusivamente para transpor um terreno acidentado.


O condutor pode usar o smartphone para retirar o veículo de um lugar de estacionamento se alguém tiver estacionado demasiado próximo e impedir a abertura da porta ou para permitir que ele próprio se converta num observador de todo o terreno que manobra o automóvel desde o exterior para superar os obstáculos.


Ao caminhar ao lado do automóvel, o condutor pode verificar constantemente os ângulos de inclinação, ataque e saída e consegue um posicionamento preciso para escalar rochas. Também pode ser uma ajuda valiosa quando o veículo estiver a vadear um ribeiro ou a transpor troços escorregadios por causa da lama ou neve. O controlo remoto apenas funciona se o utilizador estiver num raio de 10 m do automóvel e se a chave inteligente tiver sido detetada. O sistema vai parar o veículo se o condutor estiver fora deste raio ou se aproximar demasiado.


O futuro para esta tecnologia pode passar por uma funcionalidade mais autónoma, em que o condutor dá uma ordem simples através do telemóvel para superar um obstáculo ou sair de um lugar de estacionamento, e o veículo faz o resto.


AUTOMÓVEL COM INVERSÃO MULTIPONTO


O sistema de "Inversão multiponto" da Jaguar Range Rover consegue manobrar autonomamente em 180º para inverter o veículo na estrada e colocá-lo na direção oposta. Este veículo autónomo consegue sair sozinho das situações mais complexas como estradas sem saída ou estacionamentos congestionados, bem como realizar a manobra que muitos condutores menos gostam: a inversão de marcha numa rua movimentada ou parque de estacionamento.


O sistema utiliza os sensores para avaliar o espaço disponível e evitar peões, veículos e outros objetos. Assume o controlo, a seleção de velocidades, a direção, a travagem e a aceleração para realizar os movimentos de avanço e retrocesso necessários à manobra.


A equipa investigadora está a trabalhar num sistema para analisar o meio envolvente do automóvel e informar o condutor se é seguro inverter a marcha. O condutor confirma então a manobra e o automóvel avança até ao bloqueio do trajeto. Depois seleciona a marcha-atrás e utiliza o volante, o acelerador e os travões para fazer o mesmo novamente. Repete esta operação as vezes necessárias até estar virado para a direção oposta.


O Dr. Wolfgang Epple, Director of Research and Technology da Jaguar Land Rover, disse: "Retirar um automóvel do estacionamento com uma manobra complexa consegue ser uma experiência stressante para qualquer condutor. Um automóvel com controlo remoto ou um veículo que consegue realizar uma inversão completa sozinho numa estrada são exemplos de como podemos utilizar estas novas tecnologias para reduzir as partes mais aborrecidas da condução e melhorar a segurança na estrada.”


“A investigação em tecnologias como estas não nos ajuda apenas a criar um automóvel autónomo. Também nos ajuda a tornar a condução real mais segura e agradável. Os mesmos sensores e sistemas que apoiam um automóvel na tomada de decisões corretas vão apoiar o condutor e melhorar a condução para prevenir os acidentes. As tecnologias de veículos autónomos não vão eliminar o gozo da condução."


A Jaguar Land Rover quer oferecer a possibilidade de escolha entre uma condução autónoma ou participante. Isto significa que o veículo vai poder autodirigir-se se o condutor assim o desejar ou disponibilizar sistemas que podem ser regulados para uma condução mais participante e interessante.

"Como os nossos clientes conduzem em todos os terrenos e em todas as condições meteorológicas, qualquer futuro Jaguar ou Land Rover autónomo deve ser tão competente em estradas acidentadas ou não pavimentadas como nas ruas de uma cidade." - acrescentou o Dr. Epple.


"Sabemos que os nossos clientes conduzem todos os dias sob chuva forte e neve e sob o sol forte do deserto. Estamos a trabalhar numa série de novos sensores que vão possibilitar a manobra de um automóvel em qualquer ambiente, sem qualquer intervenção exterior ou a assistência de marcações ou infraestruturas rodoviárias como semáforos. Os nossos engenheiros de investigação têm uma alcunha para um carro com este grau de capacidade: o Solista."


DETEÇÃO OTIMIZADA DO SOLISTA


A Jaguar Land Rover possui um programa de investigação avançado em curso para otimizar a capacidade de deteção do veículo. Este projeto está a desenvolver uma gama de sensores sofisticados para viabilizar os carros autónomos em diversos ambientes de condução e condições meteorológicas.


Criar um automóvel capaz de funcionar autonomamente em todas as situações requer uma combinação de sensores com diferentes características como radar, LIDAR, câmaras, ultrassons e tecnologia de luz estruturada. Cada um deles é necessário para possibilitar que um automóvel autónomo funcione no mundo real e para garantir que toma decisões seguras e precisas em qualquer lugar.


Mais informação e imagens e vídeos sobre a Jaguar Land Rover disponível em www.media.jaguarlandrover.com


Mais vídeos em alta resolução em www.broadcast.jaguarlandrover.com




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Jaguar Land Rover Limited: Registered office: Abbey Road, Whitley, Coventry CV3 4LF. Registered in England No: 1672070

Os valores disponibilizados resultam de testes realizados pelo fabricante em conformidade com a legislação da UE. O consumo de combustível específico de um veículo pode divergir dos valores obtidos nos testes e os valores servem apenas como termo de comparação.