A JAGUAR LAND ROVER ANUNCIA UM NOVO PROJETO DE INVESTIGAÇÃO TECNOLÓGICA PARA DETETAR, ANTECIPAR E PARTILHAR DADOS SOBRE BURACOS NA ESTRADA

Lisboa, 6 de Junho de 2015

  • A investigação pioneira da Jaguar Land Rover denominada `Sistema Automático de Deteção de Irregularidades do Piso´ poderá contribuir para que os condutores poupem milhões de euros gastos a remendar furos, danos em veículos ou acidentes de trânsito todos os anos.
  • O Range Rover Evoque que participa na investigação pode identificar a localização e relevância dos buracos e tampas de esgoto danificadas para ajustar a sua suspensão em milissegundos.
  • Os investigadores da Jaguar Land Rover estão a desenvolver uma tecnologia para partilhar esta informação `Cloud´ com outros veículos para que todos os condutores recebam avisos sobre buracos perigosos.
  • Trata-se de um estudo em parceria com a Câmara de Coventry que pretende verificar até que ponto é possível melhorar o prazo e a eficácia das obras das estradas se estes dados forem partilhados com as autoridades de trânsito.

A Jaguar Land Rover encontra-se a investigar uma nova tecnologia de conectividade para veículos que permite identificar a localização e a relevância de buracos, condutas e tampas de esgoto danificadas para posteriormente partilhar esta informação em tempo real através da `Cloud´ com outros veículos e com os organismos responsáveis pelo trânsito, para que estes possam priorizar as reparações.


Se um veículo avisar outro quanto à presença de buracos importantes ou tampas de esgoto danificadas com que se depare no seu percurso, o condutor que foi alertado terá margem para reduzir a velocidade e evitar o perigo; ou o veículo poderá ajustar a configuração da suspensão para reduzir o impacto e suavizar o rolamento. Desta forma poderá ser reduzida a probabilidade de furos, danos nas rodas e no veículo, bem como de acidentes de trânsito.


O Dr. Mike Bell, Global Connected Car Director da Jaguar Land Rover, assinalou: "Os MagneRide dos modelos Range Rover Evoque e Discovery Sport incluem sensores sofisticados que permitem ao veículo analisar a superfície da estrada sob as rodas e identificar buracos, tampas de esgoto elevadas e condutas danificadas. Ao monitorizar o movimento do veículo e as alterações de altura da suspensão, o veículo pode ajustar permanentemente a configuração de suspensão, permitindo aos ocupantes desfrutar de uma viagem mais cómoda em estradas irregulares e danificadas.”

“Esta tecnologia irá proporcionar aos nossos clientes uma viagem mais agradável, mas cremos que também pode ser uma grande oportunidade para transformar a informação desses sensores em `macrodados´ que, ao serem partilhados, beneficiem os outros utilizadores da estrada. Poderá também poupar milhões de euros em danos aos condutores e contribuir para que as reparações das estradas sejam mais eficazes".


ANTECIPAÇÃO DE BURACOS NA ESTRADA PARA UMA CONDUÇÃO AUTÓNOMA


A fase seguinte do projeto, que será realizada no Advanced Research Centre da Jaguar Land Rover no Reino Unido, irá consistir na incorporação de uma nova tecnologia de sensores no Range Rover Evoque que participa na investigação para analisar o piso da estrada e incluirá também uma câmara estereoscópica avançada virada para a frente.


"Atualmente os dados mais precisos são obtidos se o veículo passar sobre um buraco ou tampa de esgoto", complementou Mike Bell. "Estudámos também, e estamos a estudar, como melhorar a medição e precisão da deteção de buracos através da digitalização da estrada à frente do veículo para que este possa antecipar a sua gravidade antes de se deparar com os mesmos.”


“Em última instância, a capacidade de analisar o estado da estrada e avaliar os possíveis perigos é um elemento chave para conseguir um veículo autónomo. No futuro esperamos desenvolver sistemas que possam conduzir automaticamente o veículo para que este evite os buracos sem sair da sua faixa nem colocar outros condutores em perigo. Se o perigo do buraco é considerável, os sistemas de segurança poderão diminuir a velocidade ou inclusivamente parar o veículo para minimizar o impacto. Tudo isto pode contribuir para que no futuro a condução autónoma se transforme numa realidade segura e agradável".


ALERTA DE BURACOS E REPARAÇÕES NA ESTRADA


A equipa de investigadores da Jaguar Land Rover irá trabalhar lado a lado com o seu parceiro de inovação, a Câmara de Coventry, para estudar as formas em que a informação sobre o estado das estradas pode ser partilhada com as autoridades de trânsito bem como determinar os dados que sejam mais úteis para que o pessoal de manutenção de estradas identifique e priorize as reparações.


A vereadora de serviços públicos da Câmara de Coventry, Rachel Lancaster, comentou: "Integrado na nossa estratégia centrada no desenvolvimento de cidades inteligentes, iremos estudar as formas como o `Sistema Automático de Deteção de Irregularidades do Piso´ da Jaguar Land Rover poderá disponibilizar dados em tempo real provenientes de milhares de veículos ligados que circulam pela nossa rede viária. Desta forma poderemos conhecer com precisão e ao minuto a extensão dos danos no piso da estrada, nas tampas de esgoto e nas condutas em tempo real.”


“Atualmente já recolhemos muitos dados que revemos cuidadosamente, mas este tipo de informação adicional poderá ajudar-nos a melhorar ainda mais os nossos programas de manutenção, o que resultaria numa redução considerável de custos para os contribuintes".


No projeto foi também analisado se a câmara em fase experimental da Jaguar Land Rover pode recolher imagens do buraco ou tampa de esgoto danificada, bem como partilhá-las com as autoridades responsáveis pela rede viária acompanhada da sua localização GPS.


"Estamos a começar a investigar como utilizar esta tecnologia, mas contemplamos o seu máximo potencial nos dados que incluem a gravidade do problema, a sua localização exacta e uma imagem", complementou a vereadora Lancaster. "Este tipo de informação pode ajudar-nos a identificar as causas do problema, dar-lhe prioridade e contactar o proprietário da tampa ou conduta para que o corrija com maior rapidez".


Para ver um vídeo desta história, clique aqui: https://youtube/NPiynbknYVE


Mais informação e imagens e vídeos sobre a Jaguar Land Rover disponível em www.media.jaguarlandrover.com


Mais vídeos em alta resolução em www.broadcast.jaguarlandrover.com




An error occurred creating a component.

Component with schema "Ready To Go Bar" and view "ready-to-go-bar" and title "Ready to Go Bar" and ID "tcm:290-82911".
(Error was "There must be a CTA on the Ready To Go box, component Id tcm:290-82911 is missing a CTA")


Jaguar Land Rover Limited: Registered office: Abbey Road, Whitley, Coventry CV3 4LF. Registered in England No: 1672070

Os valores disponibilizados resultam de testes realizados pelo fabricante em conformidade com a legislação da UE. O consumo de combustível específico de um veículo pode divergir dos valores obtidos nos testes e os valores servem apenas como termo de comparação.