O RANGE ROVER SPORT HYBRID REBOCA CARAVANA AIRSTREAM DURANTE 4 MIL QUILÓMETROS ATÉ AO CÍRCULO POLAR ÁRTICO

Lisboa, 25 de fevereiro de 2015

  • O Range Rover Sport rebocou uma caravana com 8,25 metros de comprimento e 2500 kg, durante mais de 4 mil quilómetros, até ao Círculo Polar Ártico.
  • A tecnologia híbrida patenteada do seu sistema propulsor oferece um binómio de 700 Nm que permite rebocar grandes cargas de modo seguro, preciso e controlável, independentemente das condições meteorológicas.
  • O Controlo de Estabilidade do Reboque demonstra o seu desempenho numa ponte exposta a fortes rajadas de vento.
  • Vendavais, acumulação de neve sem precedentes e estradas geladas levaram ao limite as capacidades do veículo, do atrelado e dos membros da equipa.

A Land Rover associou-se à Airstream numa aventura rumo ao Círculo Polar Ártico para testar as capacidades do novo Range Rover Sport Hybrid. O primeiro SUV diesel Premium do mundo rebocou uma caravana com 2500 kgs, ao longo de mais de 4 mil quilómetros, até ao centro de testes da Land Rover em Arjeplog, na Suécia, e a partir daí até ao Círculo Polar Ártico.

Numa dura prova levada a cabo em condições reais para testar o seu desempenho, o Range Rover Sport rebocou um atrelado com 13,1 metros durante algumas das piores condições meteorológicas de que a Escandinávia tem memória. Verdadeiros vendavais, nevões sem precedentes e percursos arrepiantes levaram ao limite as capacidades do veículo, do atrelado e dos membros da equipa.

A maior parte dos proprietários europeus de caravanas Airstream escolhem a Land Rover em detrimento de outros modelos da concorrência para rebocar as suas “balas prateadas”, transformando a união entre a Land Rover e a Airstream numa combinação perfeita.


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Depois de partir do “Design and Engineering Centre” da Land Rover, em Gaydon, situado na região de West Midlands, a equipa rumou em direcção a Mengerskirchen, na Alemanha, onde uma caravana especialmente preparada para o inverno aguardava nas oficinas europeias da Airstream.

O modelo 684, o maior disponibilizado pela Airstream na Europa, é um quarto de hotel de luxo sobre rodas com 8,25 metros de comprimento, e inclui duas camas de casal, televisão via satélite e superfícies com acabamento Corian, tanto na cozinha totalmente equipada como no amplo quarto de banho. Equipada para o inverno e carregada com todo o equipamento da expedição, o peso da caravana Airstream superava as 2,5 toneladas. Para o Range Rover Sport, nem o peso do atrelado nem as difíceis condições atmosféricas representaram qualquer dificuldade.

Durante esta aventura, o Range Rover Sport Hybrid demonstrou a sua excelente capacidade de reboque. A Land Rover solicitou 20 patentes para o Sistema de Controlo de Supervisão do Veículo que controla o funcionamento do propulsor híbrido, sendo que o seu elevado grau de sofisticação faz com que o motor elétrico consiga oferecer um binómio instantâneo de 170Nm, de modo a somar uns impressionantes 700 Nm no total. Este sistema é sinónimo de melhores desempenhos e um controlo mais eficaz e preciso do rendimento do motor, aspetos muito importantes quando se pretende rebocar uma carga tão pesada em condições atmosféricas extremas.

Durante o percurso, a equipa teve de atravessar a ponte de Øresund, que estava a ser fustigada pelos últimos ventos do Furacão Ole. Os fortes ventos laterais teriam dissuadido qualquer outro veículo mas o Range Rover Sport Hybrid, equipado com o sistema de Controlo de Estabilidade do Reboque, como acontece com a gama Range Rover Sport, superou a prova sem dificuldades. Devido ao sistema de travagem individual de cada uma das rodas tendo em conta as necessidades do percurso, o sistema consegue mitigar qualquer inclinação da carroçaria corrigindo a sua posição em milissegundos, antes que qualquer movimento possa comprometer a estabilidade do veículo e do reboque.

Fora do asfalto, o Range Rover Sport também demonstrou as suas capacidades, rebocando facilmente a caravana ao longo de encostas geladas e trilhos no interior de florestas.

Segundo Ben Samuelson, líder da equipa, “estudámos cuidadosamente as previsões meteorológicas antes da partida, mas nada nos preparou para as dificuldades que iríamos ter pela frente. Em qualquer dos casos, apenas nos apercebemos das condições climatéricas extremas quando saímos do veículo.”

“À medida que se aproximavam do Círculo Polar Ártico e as temperaturas iam descendo até atingir os -22º C, a capacidade de poder enfrentar estes climas gélidos e o conforto no interior do veículo e reboque, garantiram que o condutor, passageiros e toda a equipa que cozinhava e dormia na caravana apenas experimentassem uma sensação de luxo e conforto”, acrescentou Samuelson.

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As condições extremas das instalações de Arjeplog, no norte da Suécia, são o pano de fundo deste local de testes de inverno de toda a gama Land Rover. Durante mais de quatro meses, a equipa de engenheiros leva os veículos ao limite em condições climatéricas extremas, com temperaturas que podem atingir -39º C durante o dia e -42º C durante a noite.

“O novo Range Rover Sport Hybrid ultrapassou os mesmos testes extremos a que são sujeitos todos os nossos veículos. Esta expedição serviu para provar que o Range Rover Sport Hybrid é um híbrido puro com todas as características, desempenho e versatilidade que são de esperar de um Land Rover”, afirma Phil Talboys, responsável pelas instalações de Arjeplog.

Informação, imagens e vídeos sobre a Jaguar Land Rover em www.media.landrover.com

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