HISTÓRIA DE INOVAÇÃO

Nos últimos 45 anos, a marca Range Rover introduziu diversas estreias na indústria automóvel, à medida que o luxo inigualável do veículo que conhecemos continuou também a evoluir.

O PRIMEIRO SUV DE LUXO

O Range Rover original foi o primeiro 4x4 concebido para ser tão competente em estrada como fora de estrada. Foi o primeiro 4x4 a sair da lama e conquistar as auto-estradas.

O PRIMEIRO CONTROLO DE TRACÇÃO ELECTRÓNICO

O Range Rover foi o primeiro 4x4 do mundo equipado com o Controlo de Tracção Electrónico.

O PRIMEIRO SUV PREMIUM HYBRID DIESEL

Com consumos extraordinários e emissões de CO2 26% inferiores ao motor diesel TDV6, o Range Rover Hybrid foi o primeiro SUV Hybrid Diesel a nível mundial do seu segmento.

O PRIMEIRO SUV INTEGRALMENTE EM ALUMÍNIO

A Quarta Geração Range Rover é o primeiro SUV do mundo integralmente em alumínio.

CULTURA

CULTURA

UMA OBRA DE ARTE

Pouco após o seu lançamento, em 1970, o Range Rover foi o primeiro veículo a ser exibido no Louvre, como uma "Obra de Arte Exemplar de Design Industrial".

CULTURA

CULTURA

UMA ESTRELA DE CINEMA

O Range Rover participou em 1.433 filmes e séries televisivas, incluindo quatro filmes do James Bond 007: 007 - Operação Tentáculo (1983), 007 - Risco Imediato (1987), 007 - O Amanhã Nunca Morre (1997) e 007 - Skyfall (2012).

CULTURA

CULTURA

O PREFERIDO DOS FAMOSOS

Nas pessoas famosas proprietárias de um Range Rover encontram-se a Rainha Isabel II, o músico Bruce Springsteen, o ex-Beatle Paul McCartney, o jogador de basquetebol Michael Jordan e o actor Tom Cruise.

CULTURA

CULTURA

E O PREFERIDO DA CRÍTICA

A Quarta Geração Range Rover recebeu mais de 80 galardões, incluindo o Prémio do Veículo de Luxo do Ano da What Car? e o Prémio do Melhor SUV de Luxo da Edmunds.com e Forbes.

/

Em 1970, o Range Rover foi o primeiro SUV de luxo no mundo e, 45 anos depois, continua a ser líder mundial. O modelo mais recente é o mais sofisticado e o mais atraente de sempre, combinando o conforto inigualável com a tecnologia avançada para proporcionar uma experiência de luxo automóvel exemplar.

NICK ROGERS JAGUAR LAND ROVER DIRECTOR GLOBAL ENGINEERING OPERATIONS

QUATRO GERAÇÕES

QUATRO GERAÇÕES

QUARTA GERAÇÃO - MODELO ACTUAL

O Range Rover actual foi o primeiro SUV do mundo a integrar uma carroçaria de peso reduzido integralmente em alumínio.



O ano passado, o Range Rover foi o primeiro veículo a integrar o inovador sistema All-Terrain Progress Control (ATPC) da Land Rover – a primeira tecnologia do mundo concebida para maximizar as capacidades fora de estrada, mantendo automaticamente uma velocidade extremamente reduzida na transposição de obstáculos e permitindo ao condutor concentrar-se na direcção do veículo.



A Quarta Geração Range Rover encontra-se também disponível na imediatamente reconhecível, extraordinária e extremamente luxuosa versão LWB (distância entre eixos longa).

QUATRO GERAÇÕES

QUATRO GERAÇÕES

TERCEIRA GERAÇÃO (2001 - 2002)

A chegada da Terceira Geração Range Rover trouxe melhorias significativas em relação ao seu antecessor em todos os aspectos do veículo. Maior e mais espaçoso, o interior foi inspirado no design de iates luxuosos, no mobiliário requintado e nos lugares de primeira classe em aviões. O resultado foi um veículo com os interiores mais luxuosos do mundo.


Nos destaques tecnológicos inclui-se a introdução, em 2010, do painel de instrumentos "virtual". Foi também o primeiro veículo a integrar um ecrã de entretenimento e informação "Dual-View", permitindo ao condutor seguir as instruções do sistema de navegação enquanto o passageiro vê um DVD. À medida que a tecnologia dos motores evoluiu, a gama da Terceira Geração Range Rover expandiu-se. Primeiro, em 2005, foi lançado o motor de 4,2 litros V8 Supercharged a Gasolina, o motor TDV8 a Diesel em 2006, seguido do novo motor de 5,0 litros V8 a Gasolina três anos depois.

QUATRO GERAÇÕES

QUATRO GERAÇÕES

SEGUNDA GERAÇÃO - P38A (1994 - 2001)

A Segunda Geração Range Rover, ou P38A - assim chamado porque estava a ser desenvolvido no edifício P38A na fábrica de Solihull, no Reino Unido - foi apresentado em 1994 com um interior ainda mais luxuoso e maiores capacidades em estrada e fora de estrada que o seu antecessor. As principais características do design tornam-no imediatamente reconhecível como um Range Rover e o perfil icónico, o tejadilho flutuante, o capot em forma de concha, a prática bagageira de abertura bipartida e a linha de cintura contínua perduram até hoje.


Nos destaques tecnológicos incluíram-se a introdução suspensão ajustável em altura e uma gama maximizada de motores, com as versões de 2,5 litros Diesel e de 3,9 e 4,6 litros V6 a Gasolina, proporcionando a melhor performance de sempre.

QUATRO GERAÇÕES

QUATRO GERAÇÕES

PRIMEIRA GERAÇÃO - CLASSIC (1970-1994)

A história do Range Rover começou nos anos setenta quando a Land Rover procurava revolucionar o mercado emergente dos 4x4 de lazer com o primeiro SUV de luxo de sempre. O modelo da Primeira Geração, conhecido como o "Classic" e inicialmente disponível apenas como veículo de duas portas, chegou ao mercado em 1970, integrando um motor V8 em alumínio de peso reduzido, tracção integral permanente e travões de disco às quatro rodas. Foram introduzidas inúmeras versões e actualizações durante os seus 25 anos de vida, incluindo um modelo de quatro portas em 1981 e uma caixa de velocidades automática em 1982.


As inovações continuaram a grande ritmo. O primeiro Range Rover Diesel foi introduzido em 1986 e, em 1989, tornou-se o primeiro 4x4 do mundo a integrar um sistema de travagem com anti-bloqueio. Posteriormente, em 1992, foi celebrada uma outra estreia num SUV, a introdução do Controlo de Tracção Electrónico e a Suspensão Pneumática Electrónica Automática.

/

VIAGENS

VIAGENS

TRAVESSIA DA DARIEN GAP (1972)

O Range Rover original de 1970 conjugou um comportamento e requinte excelente em estrada com capacidades fora de estrada sem compromissos, e as gerações posteriores mantiveram a liderança de capacidades e atracção no mercado dos SUV de luxo.


Em 1972 o Range Rover foi o primeiro veículo a concluir uma expedição transamericana de 29.000 quilómetros, levada a cabo pelo Exército Britânico, que incluiu a perigosa travessia da Falha de Darien na América do Sul.

VIAGENS

VIAGENS

TRAVESSIA DO DESERTO DO SAARA

A reputação das incomparáveis capacidades fora de estrada do Range Rover foi consolidada com vários testes de resistência notáveis. Ao sucesso da Darien Gap seguiu-se o sucesso da conclusão de uma épica travessia de 12.000 quilómetros em 100 dias pelo Deserto do Saara em 1974.

VIAGENS

VIAGENS

MARATONA LONDRES-SYDNEY (1977)

Em 1977, o Range Rover consolidou a fama das suas capacidades com vitória na classe 4x4 na Maratona Londres-Sydney de 30.000 quilómetros.

VIAGENS

VIAGENS

RALI PARIS-DAKAR (1979 E 1981)

O Range Rover venceu o primeiro Rali Paris-Dakar em 1979, à qual se seguiu outra vitória em 1981.


Mais tarde, em 1985, o Range Rover Diesel "Bullet" quebrou 27 recordes de velocidade, comprovando a abrangência de capacidades do Range Rover.

VIAGENS

VIAGENS

ROTA DA SEDA (2013)

Três Range Rover Hybrid realizaram uma dura expedição com uma extensão de 16.012 quilómetros, seguindo por terra a antiga rota da seda, desde o Reino Unido até à Índia.

/

SUBSCREVA PARA RECEBER AS ÚLTIMAS NOVIDADES DO RANGE ROVER

Quando o Range Rover foi apresentado há 45 anos, alterou a forma como o mundo via a condução fora de estrada até então. Ao longo dos anos, tornou-se no expoente máximo do design britânico. Seja o primeiro a conhecer as inovações mais recentes do Range Rover.

Jaguar Land Rover Limited: Registered office: Abbey Road, Whitley, Coventry CV3 4LF. Registered in England No: 1672070

Os valores disponibilizados resultam de testes realizados pelo fabricante em conformidade com a legislação da UE. O consumo de combustível específico de um veículo pode divergir dos valores obtidos nos testes e os valores servem apenas como termo de comparação.