• Quando imaginamos os Alpes Suíços, a palavra “inferno” não é a primeira em que pensamos. No entanto, para aqueles que a conhecem, a colina de Schilthorn, em Mürren, na Suíça, tem-se tornado no lar do desafio Inferno Challenge desde o seu início, em 1928. Este local é a pista de esqui mais antiga do mundo, com um comprimento de 15 km e uma descida vertical de 2 km. É uma das pistas mais longas e desafiantes.

      Todos os anos, 1.800 atletas enfrentam o Inferno Challenge. Mas este ano foram surpreendidos por um participante especial. O Range Rover Sport chegou com um objetivo claro: estabelecer um novo recorde mundial para a descida mais rápida de uma pista de esqui no verão.

      Famoso pela velocidade e performance potente tanto dentro como fora de estrada, o Range Rover Sport foi o veículo perfeito para tentar esquiar este percurso durante o verão e, portanto, sem neve. E como este é um SUV de performance, merece um condutor de performance. O escolhido foi Ben Collins.

      Apesar da experiência de Ben, os habitantes locais ficaram muito surpreendidos com a tentativa de enfrentar o desafio Inferno Challenge com um veículo. Cleeves Palmer, presidente do Kandahar Ski Club e veterano de 30 corridas, disse: "O terreno está cheio de pedras, eu preferia descer a esquiar no inverno do que a conduzir no verão!"

      Determinado e pronto para o desafio, Ben entrou no Range Rover Sport modificado com três novos elementos apenas - uma gaiola de proteção, um arnês de segurança e pneus reforçados -, e arrancou para a descida, pronto para enfrentar o Inferno Challenge e provar que este SUV 4x4 foi a melhor escolha para o desafio.

      Um terreno complicado, sem esforço

      De gelo, pedras e gravilha, a lama molhada, terra e relva, o desafio Inferno Challenge teve de tudo. E apesar de parecer impossível para a maior parte dos veículos, para o Range Rover Sport não é.

      Esquerda
      O Controlo de Descida de Declives (HDC) dá assistência ao condutor nas descidas mais difíceis.
      Direita
      Inferno Challenge: a pista de esqui mais antiga do mundo.

      Com anos de trabalho de engenharia Land Rover combinados com uma série de testes ao qual foi submetido, o Range Rover Sport provou ser capaz de aguentar qualquer coisa. A potência do motor V8 Supercharged de 5,0 litros e a Vetorização do Binário através da Travagem, que monitorizou constantemente o ângulo da direção do veículo e reduziu potência aplicando os travões para o manter dentro do percurso, complementaram-se na perfeição, fazendo com que este veículo fosse capaz de enfrentar tudo o que a montanha tinha para lhe oferecer.

      "Normalmente compito em sítios como Le Mans. Hoje estou a 3.000 metros acima do nível do mar.””

      BEN COLLINS

      Homem vs Montanha

      Para poder enfrentar todos os elementos desafiantes do Inferno Challenge, Ben tirou partido das inúmeras tecnologias de assistência ao condutor. A Vetorização do Binário através da Travagem ajudou a dar a potência suficiente a cada roda sempre que foi necessário ao longo da descida. O Terrain Response 2 e o Modo Dinâmico foram ambos ativados para assegurar que o veículo é capaz de se adaptar rapidamente aos diferentes terrenos ao longo da montanha. Até quando o chão parou e foi substituído por correntes de água e caminhos de rochas, Ben foi capaz de aproveitar ao máximo a funcionalidade Rock Crawl para manter o veículo a mover-se de forma rápida e controlada.

      Esquerda
      A capacidade é a alma de qualquer Land Rover, e o Terrain Response é o sistema que a personifica
      Direita
      Gelo, gravilha, lama molhada, terra e relva. O desafio Inferno Challenge testou o Range Rover Sport ao extremo.

      Clima imprevisível

      A 2.970 metros de altura, o tempo pode ser, no mínimo, imprevisível.

      No início do desafio, ainda no topo da montanha, a temperatura inicial era de zero graus, o que quis dizer que Ben e o veículo foram imediatamente confrontados com gelo e granizo quando começaram, a uma inclinação de 75%.

      Mas estas condições não terminaram quando a descida começou; no caminho até ao vale de Kanonenrohr, a visibilidade foi condicionada por nevoeiro, e a chuva contínua reduziu a aderência ao terreno, enquanto as temperaturas aumentavam até aos 18 graus.

      Esquerda
      O Terrain Response 2 e o Modo Dinâmico foram ativados durante o Inferno Challenge.
      Direita
      A Vetorização do Binário equilibrou a distribuição do binário entre as quatro rodas para aumentar a aderência e o controlo da direção durante este desafio.

      Nada pôde pará-lo

      Com 14,9 km de um terreno em constante mudança e condições climatéricas longe de serem as ideais, o Range Rover Sport foi capaz de chegar a uma velocidade de 121kph (74mph) nas secções superiores da montanha, e a uma velocidade de 155kph (96mph) nas partes inferiores de gravilha e asfalto. Como uma demonstração de elegância e capacidade, este veículo provou que podia oferecer potência e velocidade até nas pistas mais exigentes.

      Esquerda
      Com 15 km e uma descida vertical de 2 km, o Inferno Challenge é um dos desafios mais longos e difíceis.
      Direita
      O Controlo Dinâmico de Estabilidade deteta falhas na direção e ajusta os travões e a potência do motor, assegurando que o veículo se mantém dentro do percurso nas curvas.

      E sem perder o estilo

      Ben Collins completou o percurso em 21 minutos e 36 segundos, e provou que o Range Rover Sport não só tem a capacidade reconhecida da Land Rover mas também consegue enfrentar os desafios mais extremos com muita elegância. A postura forte e muscular do veículo revelou-se ao longo do desafio e, graças ao design interior luxuoso, Ben atingiu o seu objetivo com o autêntico estilo Range Rover.

      Procure #DrivenChallenges para saber mais acerca do desafio

      Esquerda
      O Range Rover Sport foi desenhado e concebido para chegar a um novo patamar.
      Direita
      O Range Rover Sport exige atenção
    1. RANGE ROVER SPORT

      Descubra o Land Rover mais ágil e dinâmico

      RANGE ROVER SPORT - O LAND ROVER MAIS ÁGIL E DINÂMICO

      O Range Rover Sport justifica o "S" em "SUV". Levando a nossa gama de modelos a outro nível, este é o Land Rover mais ágil, dinâmico e responsivo de sempre.

      EXPLORE O RANGE ROVER SPORT
      CONFIGURE O SEU

      Escolha um modelo e comece a criar o Land Rover perfeito para si. Poderá contemplar a sua construção de todos os ângulos e consultá-la as vezes que quiser. Quando estiver pronto, poderá partilhar a sua configuração com os seus amigos ou com o seu concessionário.

      CONFIGURE O SEU
      EXPERIÊNCIAS DE CONDUÇÃO

      Esta é a sua oportunidade para estar detrás do volante de um Land Rover e lançar-se a um desafio de condução entusiasmante.

      EXPERIÊNCIAS DE CONDUÇÃO

Jaguar Land Rover Limited: Registered office: Abbey Road, Whitley, Coventry CV3 4LF. Registered in England No: 1672070

Os valores disponibilizados resultam de testes realizados pelo fabricante em conformidade com a legislação da UE. O consumo de combustível específico de um veículo pode divergir dos valores obtidos nos testes e os valores servem apenas como termo de comparação.