VER MAIS NOTÍCIAS VER MAIS NOTÍCIAS
O DRIVE-THROUGH DO #INVERNAR
  1. O DRIVE-THROUGH DO #INVERNAR

    Os foodies de todo o país vão para além dos rituais habituais para saborear o mais recente menu de Simon Rogan no drive-through da Land Rover, inspirado no inverno.

    • Um restaurante drive-through gerido por um dos chefs mais prestigiados do Reino Unido não é algo que encontremos todos os dias. Especialmente quando está no topo de uma montanha gélida em East Sussex Marilyn, no pico do inverno. Hibernar? Nem pensar.

      Esta é a natureza da campanha #Invernar da Land Rover, que ao longo dos últimos três anos tem motivado os donos e admiradores destes veículos a tirar partido de tudo o que o inverno tem para oferecer. E, este ano, para nos fazer tirar partido do exterior glacial, estão a tentar o nosso paladar.

      Esquerda
      A caminho do drive-through #Invernar.
      Direita
      Apesar do sol, as temperaturas desceram para os -5 graus neste dia.

      A Land Rover enumerou os talentos de Simon Rogan: campeão da produção sazonal e local, evangelista do ar livre e proprietário orgulhoso do restaurante vencedor de duas estrelas Michelin, L’Enclume.

      É necessário improvisar, adaptar e lutar contra os elementos no momento de escolher os melhores ingredientes de inverno.

      A Land Rover também sugeriu que fizéssemos o nosso caminho num veículo adequado. Naturalmente, colocámo-nos ao volante do novo Range Rover de 2017. As estradas em trilhos de lama convergem em direção ao drive-through do #Invernar. A nossa condução off-road é ajudada pelo sistema Terrain Response 2, que permite ao veículo definir qual a melhor configuração para terrenos incertos.

      No horizonte, espreitando pelo brilho resplandecente de uma tarde de inverno perfeita, vemos o restaurante. Trata-se de um edifício modernista e imponente, feito de madeira preta e vidro, com um design ainda mais marcado pelo contraste com o céu azul gelado.

      Na janela do drive-through, antes de sermos dirigidos para um estacionamento onde se encontram vários Range Rover, dão-nos uma caixa saborosa. A sala de jantar já está cheia, com entusiastas gastronómicos prontos para provar o menu de Rogan, elaborado para demonstrar a surpreendente variedade da estação invernal.

    • Vamos então começar com a caixa fast food, servida em estilo take-away mas com o nível de requinte que se esperava de Rogan. O Berkswell Slider, a versão de um hamburger do chef, sabe a carne, mas o ingrediente principal é o queijo feito a partir de leite de ovelha não pasteurizado. Confuso e, ao mesmo tempo, deslumbrante, o acompanhamento é composto por uma combinação de batatas fritas em cinzas de cebola e confit de frango e rematado por um molho acolhedor de salsaparrilha da autoria do próprio chef.

      Se tivéssemos de ir embora naquele momento (idealmente, com outra caixa fast food na mão), estaríamos mais felizes do que nunca. Mas, de repente, as mesas são limpas e a aventura culinária continua. De entrada, Rogan serve pessoalmente um caldo de beterraba, contando as origens dos ingredientes e falando do amor que sente pela despensa de inverno.

      Queríamos demonstrar que podemos lidar com todas as possibilidades em quaisquer condições.

      Os pratos principais são apresentados pouco depois. Terra, o prato principal que escolhemos, é composto por bife Shorthorn, puré de batata, alho francês e rábano. O bife, amadurecido durante 90 dias e passado brevemente por um grelhador de cerâmica, fica tenro e suculento, enquanto o puré de batata e o alho francês oferecem ainda mais conforto e sabor.

    • Entre pratos, vi o Rogan a dar uma volta pela sala e examinar as reações dos convidados. Chamei-o e perguntei-lhe sobre a escolha de ingredientes para o menu.

      “Usei ingredientes sazonais britânicos, muitos dos quais da nossa quinta em Cartmel, o que permitiu usar no drive-through vários elementos locais”, conta o chef. “Estes foram combinados com elementos colhidos da natureza ou preservados de estações anteriores, adaptando e enfrentando os elementos para poder encontrar os ingredientes de inverno perfeitos. Sazonalmente, a disponibilidade, o ambiente e o tempo são fatores chave. Queremos demonstrar que podemos lidar com tudo em todas as condições e em qualquer momento.”

      Não querendo manter o chef afastado da sua cozinha, regressei à nossa mesa antes de o bolo de cenoura e merengue de alcaçuz com gelado de salsa no ponto chegar, acompanhado de um guardanapo interessante, desenhado para promover mais aventuras de inverno.

      Esquerda
      Um mapa disfarçado de guardanapo que inspira os convidados a explorar a área local.
      Direita
      Range Rover alinhados para desfrutar do drive-through do #Invernar.

      Enquanto a equipa limpa as mesas, conversamos com Julia Bradbury, entusiasta do exterior e apresentadora de televisão, que oferece sugestões de sítios locais para explorar:

      "Não temos escolhas em Sussex”, conta a famosa. “Temos uma das extensões mais dramáticas ao longo da costa das Sete Irmãs. É tempestuosa, e ajuda se gostares das alturas, mas vale bem a pena."

      Para rematar a tarde, unimos forças com um grupo de pessoas que também estavam no local e demos um passeio improvisado pelas Sete Irmãs. E, tendo pré-aquecido o Range Rover com o sistema de Climatização com Controlo Remoto a partir do smartphone, pudemos enfrentar as temperaturas negativas sem problemas. Aquecidos, nutridos e felizes – a verdadeira essência de Invernar.

      Autor: Andy Stone

      i. Não se aventure nestes terrenos sem um especialista.
      ii. O sistema Terrain Response 2 vem de série em todos os modelos, exceto no Vogue.

Jaguar Land Rover Limited: Registered office: Abbey Road, Whitley, Coventry CV3 4LF. Registered in England No: 1672070

Os valores disponibilizados resultam de testes realizados pelo fabricante em conformidade com a legislação da UE. O consumo de combustível específico de um veículo pode divergir dos valores obtidos nos testes e os valores servem apenas como termo de comparação.