VER MAIS NOTÍCIAS VER MAIS NOTÍCIAS
O INVERNO ESTÁ SERVIDO
  1. O INVERNO ESTÁ SERVIDO

    O chef Simon Rogan sente-se em casa tanto na sua cozinha vencedora de duas estrelas Michelin como ao ar livre. Com vontade de partilhar connosco uma perspetiva diferente do inverno, Rogan levou-nos numa viagem off-road por Cúmbria.

    • Tal como Rogan, a Land Rover também tem um gosto especial pelo inverno. Os nossos veículos são construídos para enfrentar todas as condições e garantir a segurança dos condutores independentemente de tudo. Acreditamos que o inverno não é para ser aguentado, mas sim apreciado e vivido. É uma estação misteriosa e tentadora, deslumbrante e frutuosa. Tanto que, quando o relógio atrasa uma hora, nós recusamo-nos a ficar em casa. Hibernar? Nem pensar. #Invernar

      Esquerda
      Simon cozinhou a vapor amêijoas com ervas, em pedras quentes.
      Direita
      Simon empoleirou-se no Range Rover Sport para admirar os frutos da sua estação favorita.

      SABOREIE OS FRUTOS DA NOSSA ESTAÇÃO PREFERIDA

      Ao longo dos últimos três anos, a campanha Invernar da Land Rover tem vindo a motivar os condutores a tirarem partido de tudo o que o inverno tem para lhes oferecer. E, em 2017, revelamos-lhe como esta estação pode ser extraordinária. Para nos ajudar nesta missão, falámos com Simon Rogan, chef galardoado, porta-voz da comida britânica, amante do ar livre e condutor do Range Rover Sport. Simon dá-nos as boas-vindas a Cartmel, em Cúmbria, com o objetivo de quebrar os mitos à volta da produção de inverno e de nos “servir” a estação de Invernar.

      A colheita que cresce no inverno cresce mais lentamente e, por isso, sabe melhor.

      Tal como o veículo que conduz, Rogan é verdadeiramente feliz quando se encontra no meio da natureza, enfrentando qualquer condição, estação e temperatura. Aqui em Lake District, o seu “lar adotado”, em pleno inverno, o chef e filho de um verdureiro de Southampton explica-nos como aproveitar as frutas da terra e do mar para cozinhar uma refeição de inverno verdadeiramente extraordinária.

      "O meu prato de assinatura para os meses de inverno é uma salada grelhada fumada na brasa com queijo Ragstone e trufas”, afirma Rogan. “Todos os ingredientes são particularmente deliciosos no inverno. É um prato ótimo para aquecer nos meses frios."

      A forma mais simples de provar uma refeição assim devia ser aparecer no L’Enclume (talvez reservando uma mesa alguns meses antes), o restaurante de Simon Rogan em Cartmel, Cúmbria, que em agosto de 2016 foi considerado pelo quarto ano consecutivo o melhor restaurante pelo The Good Food Guide. As pessoas mais próximas da costa sul podem optar por ir ao Fera at Claridge’s, aberto por Rogan em 2014 de forma algo mediática, uma vez que o chef anterior era Gordon Ramsey. Um dos destinos mais famoso da capital, este restaurante consegue manter a essência de Simon, com menus inspirados nas mudanças das estações e elaborados com ingredientes locais produzidos e colhidos nas melhores alturas do ano, até no inverno.

    • Este carro é fantástico nas piores condições climáticas, em todos os terrenos e em todas as estações. Não poderia viver sem ele.

      O EXTRAORDINÁRIO SABOR DO INVERNO

      Rogan, que passa muito do seu tempo a trabalhar na pequena exploração de 12 hectares, perto de Cartmel, é um grande adepto de explorar as florestas da nação e navegar sobre a tela da natureza – mas enfatiza sempre a importância da precaução.

      “É importante pesquisar, saber bem o que é ou não comestível”, avisa Rogan. “Especialmente no inverno, em que não há muito por aí. Planeie cuidadosamente os seus itinerários e, claro, agasalhe-se!”

      "É evidente que, no inverno, a produção de alimentos é baixa, mas ainda assim é possível encontrar pequenos tesouros, como a couve frisada ou a couve galega. Os repolhos também são particularmente bons no inverno, eu estou sempre à espera de poder usá-los nestes meses... as colheitas que crescem no inverno crescem lentamente, mas sabem melhor."

      O fascínio de Rogan pelo ar livre surge na adolescência. Sob a tutela de um antigo chef Savoy, de quem foi aprendiz num hotel de Hampshire, Simon Rogan passava os seus tempos livres na natureza, constantemente à procura de ingredientes invulgares e entusiasmantes. Esta curiosidade acompanhou-o ao longo dos anos de formação na direção de cozinhas por todo o Reino Unido e Europa, até que acabou por formar a essência de L’Enclume, o restaurante que abriu em 2002 e que viria a ganhar duas estrelas Michelin.

      Longe dos talheres cristalinos e das linhas de guardanapos bem definidas, exposto ao clima mais dramático de Cúmbria, como é que a escolha distinta de veículo de Rogan ajuda a sua paixão pela preparação gastronómica ao ar livre?

      "O meu Range Rover Sport leva-me a partes do Lake District onde ninguém consegue ir, o que me ajuda bastante no meu trabalho. Este carro é fantástico nas piores condições climáticas, em todos os terrenos e todas as estações. Não poderia viver sem ele."

      Vamos continuar a nossa colaboração com Simon ao longo do mês de janeiro, criando uma viagem gastronómica nunca antes vista. Siga-nos para descobrir qual o próximo menu e partilhe as suas aventuras de #Invernar.

Jaguar Land Rover Portugal Veículos e Peças Lda., Edifício Escritórios do Tejo, Rua do Polo Sul, n.º 2 – 3.º B-3, Parque das Nações, 1990-273 Lisboa

Os valores disponibilizados resultam de testes realizados pelo fabricante em conformidade com a legislação da UE. O consumo de combustível específico de um veículo pode divergir dos valores obtidos nos testes e os valores servem apenas como termo de comparação.