A Jaguar Land Rover Special Vehicle Operations (SVO) desenhou e concebeu uma versão personalizada do Novo Land Rover Discovery, para ser utilizado pela Cruz Vermelha austríaca. O Project Hero foi apresentado aos meios de comunicação mundiais pela primeira vez no Salão Automóvel de Genebra.

O Project Hero é um veículo de comunicação avançado, criado para dar apoio à parceria da Jaguar Land Rover com a Federação Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho (FICV), a maior rede humanitária do mundo. A SVO colaborou com a Cruz Vermelha da Áustria para conceber um Land Rover único, que será testado por equipas de emergência. Espera-se que este veículo ajude a Cruz Vermelha a salvar vidas aumentando os tempos de resposta a acidentes.

A Land Rover apoia a Cruz Vermelha desde 1954, e forneceu 120 veículos para a FICV em todos os cantos do globo. O Project Hero é o primeiro com um drone no tejadilho. E o primeiro sistema de aterragem integrado com uma retenção magnética centrada do mundo permite que o drone aterre no Project Hero enquanto o veículo se encontra em movimento.
O drone aumenta a capacidade já incrível do Novo Discovery. Ao ser transportado pelo ar, o drone pode transmitir imagens em direto à equipa de emergência da Cruz Vermelha, o que ajuda a que respondam mais rápida e eficazmente aos deslizamentos da terra, terramotos, cheias e avalanches. As alterações dramáticas da paisagem podem tornar os mapas redundantes, tornando mais difícil salvar os sobreviventes, pelo que o drone será muito útil para analisar um cenário de emergência a uma distância de segurança.

John Edwards, Managing Director da Jaguar Land Rover Special Operations, afirma que "a Land Rover e a equipa de engenheiros e designers da SVO estão muito orgulhosos por apoiar a incrível causa da FICV e dos seus membros".

"O Novo Discovery é um SUV todo-o-terreno extraordinário, e o Project Hero é a uma versão otimizada que combina ainda mais capacidade com tecnologia inovadora. Esperamos que ajude a Cruz Vermelha a salvar vidas em situações de emergência".
O Dr. Jemilah Mahmood, Under Secretary General for Partnerships, afirma que "Estamos muito gratos à Land Rover pelo grande apoio ao longo dos últimos 60 anos, e estamos orgulhosos da nossa ambiciosa parceria global que transformou milhões de vidas em quatro continentes."

"A parceria está a apoiar comunidades em todo o mundo a tornarem-se mais resistentes perante catástrofes naturais como tufões, cheias e terramotos".

"O Project Hero combinou a experiência da Cruz Vermelha e da Jaguar Land Rover para criar um veículo realmente único, que esperamos que fará a diferença nas operações de salvamento em ambientes difíceis".
O Project Hero é baseado na versão do motor TD6 de 3,0 litros do Novo Land Rover Discovery. E além da tecnologia de drone única do Project Hero, a parte interior traseira deste veículo também conta com:
  • Piso deslizante muito resistente no espaço de carga traseiro, que pode ser aberto para proporcionar mais espaço de trabalho, ou como proteção da carga transportada.
  • Separação atrás dos bancos traseiros com pontos de montagem de equipamento adicional.
  • Luzes LED estrategicamente posicionadas para ajudar a visão noturna.
  • Fontes de alimentação adaptadas a várias tomadas de diferentes países.
O Project Hero também conta com equipamento de frequência múltipla que permite que o contacto seja estabelecido em situações variadas.

O Project Hero estará no centro de treino da Cruz Vermelha austríaca em Erzberg, na zona mineira das montanhas Eisenerz, e também em Viena, durante 12 meses a partir de junho de 2017. O drone será usado em simulações, a desenvolver novas e inovadoras técnicas para ajudar em situações de perigo e catástrofes naturais, incluindo à noite e em florestas densas. O Project Hero também estará presente quando a Cruz Vermelha der apoio de emergência em catástrofes naturais, como avalanches, cheias, e também em acidentes.

Jaguar Land Rover Portugal Veículos e Peças Lda., Edifício Escritórios do Tejo, Rua do Polo Sul, n.º 2 – 3.º B-3, Parque das Nações, 1990-273 Lisboa

Os valores disponibilizados resultam de testes realizados pelo fabricante em conformidade com a legislação da UE. O consumo de combustível específico de um veículo pode divergir dos valores obtidos nos testes e os valores servem apenas como termo de comparação.