A LAND ROVER BAR LANÇA UMA EMBARCAÇÃO DE COMPETIÇÃO PARA PÔR FIM A 166 ANOS DE DESGOSTOS DESPORTIVOS

A Land Rover BAR lançou a embarcação que acredita ser capaz de fazer história na vela. Uma das embarcações mais rápidas e tecnicamente avançadas presente nas águas, foi desenvolvida em conjunto com os engenheiros da Jaguar Land Rover com um só objetivo: vencer o troféu de desporto mais antigo do mundo.

Passaram 50 anos desde que a Seleção de Inglaterra venceu um troféu importante. Os amantes do ténis tiveram de esperar 77 anos para que um britânico seguisse as pisadas de Fred Perry como campeão de singulares do torneio de Wimbledon. Contudo, a Grã-Bretanha nunca venceu a America's Cup nos seus 166 anos de história.

A BAR partilhou os conhecimentos de engenharia utilizados pela Jaguar Land Rover para criar os seus modelos mais recentes. As tecnologias de aerodinâmica, veículo com aprendizagem automática, inteligência artificial e modelação virtual estão a ajudar a embarcação a mover-se mais rápido. A Jaguar Land Rover é o maior investidor do Reino Unido em investigação, desenvolvimento e engenharia automóvel, gastando milhões na criação de novos produtos e inovação. A parceria com a Land Rover BAR permite aos engenheiros melhorarem e praticarem novos métodos em diferentes contextos e plataformas.

Tony Harper, Diretor de Investigação na Jaguar Land Rover afirmou: "Este processo de engenharia de duas vias e o nosso amplo programa STEM em toda a empresa permitiu-nos desenvolver, aprender e fornecer as nossas capacidades à equipa BAR. Desenvolvemos testes aerodinâmicos pioneiros na indústria para apoiar o design de vela que podem ver aqui hoje na embarcação final. Com base no sucesso deste projeto, assim como no nosso conhecimento de análise e construção de veículos leves, também apoiámos o design estrutural dos patilhões, uma estrutura idêntica a uma prancha de surf, presente por baixo da embarcação, que lhe permite voar e manter a estabilidade fora de água."

Cada patilhão leve tem de suportar 2.400 kg, um peso equivalente ao do Novo Discovery, portanto o seu trabalho na embarcação é crucial.

A equipa tem menos de quatro meses para fazer melhorias no design e para os velejadores treinarem nas águas das Bermudas.

A America's Cup começa a 26 de maio de 2017 com a primeira ronda de qualificação.

Jaguar Land Rover Portugal Veículos e Peças Lda., Edifício Escritórios do Tejo, Rua do Polo Sul, n.º 2 – 3.º B-3, Parque das Nações, 1990-273 Lisboa

Os valores disponibilizados resultam de testes realizados pelo fabricante em conformidade com a legislação da UE. O consumo de combustível específico de um veículo pode divergir dos valores obtidos nos testes e os valores servem apenas como termo de comparação.