TECNOLOGIAS DA LAND ROVER DIRECIONAM CAMPANHA DA BAR NA AMERICA'S CUP

Um grupo de engenheiros criou um volante único com patilhas de mudança de velocidades concebido para se adaptar às mãos de Sir Ben, proporcionando à lenda olímpica o controlo perfeito na ponta dos dedos na perseguição do seu objetivo na America's Cup, o troféu desportivo mais antigo do mundo.

O volante permite a Sir Ben, capitão e diretor de equipa, "voar" através de um ajuste mais preciso das superfícies hidrodinâmicas, de modo a atingir a aceleração mais rápida possível. É capaz de elevar o R1, o barco à vela de competição Land Rover BAR de 2,4 toneladas, acima da água com as pontas dos dedos.

Da mesma forma que os aerofólios ajudam os aviões a alcançar os céus, as superfícies hidrodinâmicas elevam os barcos acima da água. O volante Land Rover faz virar o barco para a esquerda e para a direita, como se de um automóvel se tratasse, enquanto as patilhas de mudança de velocidades controlam a altura acima da água através do controlo da elevação a partir das lâminas.

Os engenheiros de interface homem-máquina da Land Rover passaram 18 meses a desenvolver o volante que irá elevar o R1 acima da água a velocidades superiores a 50 nós.

À semelhança dos campeões da Louis Vuitton America's Cup World Series, a Land Rover BAR avançou para as eliminatórias da 35.ª edição da America's Cup com um avanço de dois pontos em relação aos restantes competidores. A equipa iniciou o desafio pela America’s Cup no dia 26 de maio contra a Artemis Racing da Suécia.

Jaguar Land Rover Portugal Veículos e Peças Lda., Edifício Escritórios do Tejo, Rua do Polo Sul, n.º 2 – 3.º B-3, Parque das Nações, 1990-273 Lisboa

Os valores disponibilizados resultam de testes realizados pelo fabricante em conformidade com a legislação da UE. O consumo de combustível específico de um veículo pode divergir dos valores obtidos nos testes e os valores servem apenas como termo de comparação.