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Damos seguimento à nossa série de conteúdo exclusivo sobre o Novo Range Rover Evoque com mais uma entrevista, que se foca no desenvolvimento do conjunto motor/transmissão Mild Hybrid Electric Vehicle (MHEV) e em como este melhora a eficiência do veículo sem comprometer a capacidade. Os nossos convidados são os engenheiros David Skipper, responsável pela área de Hybrid System Integration da Land Rover, e Helen Ali, engenheira de Acondicionamento da Land Rover.

Concebendo o primeiro SUV compacto do mundo com tecnologia Mild Hybrid Electric Vehicle (MHEV) – uma conversa com os engenheiros David Skipper e Helen Ali.

CONJUNTO MOTOR/TRANSMISSÃO MHEV – O QUE É?

“A tecnologia assemelha-se muito a um sistema Start/Stop, mas vai um pouco mais além.”
— David Skipper

MHEV é o acrónimo de Mild Hybrid Electric Vehicle, um sistema composto por uma bateria e um alternador que recolhe a energia perdida durante a desaceleração e volta a empregá-la para ajudar o motor. Partilhando detalhes adicionais acerca da tecnologia, David comparou-a com a funcionalidade de Start/Stop que desliga o motor de um veículo quando este para. A tecnologia MHEV reage antes, desliga o motor a cerca de 17 km/h até que o veículo para completamente. A energia é armazenada com um alternador e uma bateria. A energia recolhida é depois reutilizada provendo o motor de energia em baixa rotação. .

MHEV – QUAIS SÃO AS VANTAGENS?

Além de proporcionar uma poupança de combustível, o sistema MHEV incorporado no Novo Evoque foi concebido para oferecer uma condução mais sofisticada, com arranques e paragens mais suaves. Nenhum dos componentes do sistema, nomeadamente a bateria, ocupa o espaço destinado aos passageiros ou à bagagem. Todos os componentes estão acondicionados de forma limpa debaixo do veículo, sendo esta, assim, uma tecnologia completamente invisível. Para David, inicialmente este foi um dos principais desafios a nível de engenharia, mas agora é um feito de que se orgulha grandemente. Uma boa surpresa é que a profundidade de passagem a vau do Novo Range Rover Evoque é 100 mm superior à do Evoque anterior.

“ASPETO DE TRÊS PORTAS, FUNCIONALIDADE DE CINCO…”
— HELEN ALI

A visão de Helen e da sua equipa para o Novo Range Rover Evoque foi criar um veículo com três portas, aspeto de protótipo, e a funcionalidade de um SUV de cinco portas – ou seja, com mais espaço de carga e para os passageiros da segunda fila. Graças a uma engenharia inteligente, o Novo Range Rover Evoque oferece uma boa quantidade de espaço extra para os ocupantes e os seus pertences. Isto foi conseguido aumentando a wheelbase, sem aumentar o comprimento do carro, podendo os passageiros sentar-se mais atrás e mais abaixo, ganhando espaço para os joelhos e a cabeça. O espaço de carga também aumentou, e a equipa conseguiu ainda instalar um depósito de combustível 20% maior.

A próxima edição da nossa série de conteúdo exclusivo será dedicada à sustentabilidade, que teve um papel central na criação do Novo Range Rover Evoque. Não perca.

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Os valores disponibilizados resultam de testes realizados pelo fabricante em conformidade com a legislação da UE. O consumo de combustível específico de um veículo pode divergir dos valores obtidos nos testes e os valores servem apenas como termo de comparação.

O WLTP, com o seu equivalente NEDC Correlacionado, é o novo teste oficial da UE utilizado para calcular valores de CO2 e de consumo de combustível normalizados para veículos de passageiros. Mede o consumo de combustível, o consumo de energia, a autonomia e as emissões. Foi concebido para proporcionar valores mais próximos dos obtidos com comportamentos de condução reais. Testa os veículos com equipamento opcional e com um procedimento de teste e um perfil de condução mais rigorosos.