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Com o seu aspeto de protótipo, apresentando o já icónico tejadilho e a cintura ascendente, o Range Rover Evoque chamou a atenção um pouco por toda a parte. Fez com que as pessoas sorrissem e se apaixonassem. E agora, o Evoque de segunda geração, o Novo Range Rover Evoque, está pronto para escrever um novo capítulo desta história.

ATREVIDO MAS SOFISTICADO

Para o Chief Design Officer Gerry McGovern, reconhecer o carácter distinto do Range Rover Evoque foi o elemento mais importante ao definirem o briefing de design para o Novo Range Rover Evoque.

“Tem um carácter atrevido mas é também altamente sofisticado. Acho que é este equilíbrio que torna o Range Rover Evoque tão único e cativante.”

BRIEFING DE DESIGN

Ao falar do briefing de design em si, tanto Gerry como Massimo enfatizam a prioridade dada a manter as características principais e elementos de design do Range Rover Evoque, e simplesmente aumentar a sua sofisticação e desejabilidade. O seu tejadilho, cintura ascendente e aspeto geral robusto são os principais ingredientes de design que definem o Evoque para a dupla de designers.

“O que não queríamos era mudar apenas por mudar”
- Gerry McGovern

DESAFIO DE DESIGN

“Redesenhar o Range Rover Evoque foi um grande desafio por si só, por ser um veículo com tanto sucesso. Para o Novo Range Rover Evoque, a nossa filosofia de design modernista permitiu-nos avançar com uma abordagem de redução, que nos fez aumentar a modernidade e sofisticação sem perder de vista o ADN do Range Rover Evoque.”
— Massimo

carro fossem absolutamente perfeitas. São as proporções dramáticas que fornecem ao Evoque a sua aparência marcante e que o tornaram um ícone à escala global. Menos linhas, mas mais precisas, e superfícies mais sofisticadas – foi nestas ideias que a equipa se focou para conceber o Novo Range Rover Evoque.

ESCULPINDO O EXTERIOR: MAIS PRESENÇA E PROPORÇÕES AINDA MELHORES

O desafio de Massimo, explica o designer, foi privilegiar um design moderno e reducionista sem perder a essência do ADN do Range Rover Evoque. Para ele, era importante que o Novo Range Rover Evoque mantivesse as suas proporções dramáticas. Isto ditou a forma como o volume foi tratado neste novo veículo. Com a sua ombreira acentuada, cavas das rodas robustas e jantes grandes, tem agora uma postura mais forte e uma presença em estrada ainda mais impactante. Por outro lado, uma redução das saliências contribuiu para o aspeto compacto do veículo.

"Precisão absoluta é acertar nos detalhes e na sua execução"

Para esculpir os painéis laterais do Novo Range Rover Evoque, a equipa trabalhou com uma precisão absoluta, desenhando cada detalhe e a sua execução. Os painéis laterais suaves e limpos são realçados por um traço preciso que vai da parte traseira à dianteira, e que dá ao Novo Range Rover Evoque um toque de modernidade. A redução de espaços nos painéis é outra característica de design que foi privilegiada no Novo Range Rover Evoque.

TORNÁ-LO O MAIS SIMPLES POSSÍVEL, MAS NÃO SIMPLISTA

O uso de uma abordagem de design reducionista, que dispensa o que é desnecessário, é também evidente no Novo Range Rover Evoque. Gerry e Massimo destacam os puxadores das portas integrados à face e a remoção do revestimento dos arcos das rodas como exemplos de como reduzir alguns elementos levou a uma simplicidade e sofisticação máximas.

O QUE HÁ DE NOVO?

Ao responder a questões sobre características de design exclusivas do Novo Evoque, a dupla destacou o redesenho das grelhas laterais e do capot.

Os faróis LED contribuem para uma aparência furtiva da parte frontal do veículo. E na traseira, o friso negro transmite uma sensação de amplitude visual e integra os LED característicos. O Novo Range Rover Evoque também apresenta frisos de cobre na dianteira, que foram introduzidos pela primeira vez no Range Rover Velar e que se estão agora a tornar uma assinatura dos Range Rover.

OUSADO, EVOLUTIVO E INEQUIVOCAMENTE RANGE ROVER

“Antes de tudo, quando as pessoas olham para o veículo, quero que digam que é um Evoque, mas sobretudo que é um Novo Range Rover Evoque.”
— Gerry McGovern

Uma evolução ousada do antigo modelo, o Novo Range Rover Evoque chama verdadeiramente a atenção com a sua presença em estrada impactante, sofisticação melhorada e robustez visual.

Não perca a nossa próxima edição, na qual apresentaremos o interior do Novo Range Rover Evoque e a equipa por detrás da sua criação.

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Os valores de NEDC Correlacionado disponibilizados são o resultado de testes WLTP oficiais realizados pelo fabricante em conformidade com a legislação da UE. Apenas para efeitos comparativos. Os valores obtidos em condições reais podem variar. Os valores de CO2 e de consumo de combustível podem variar em função das jantes selecionadas e do equipamento opcional. Os valores NEDC Correlacionado são calculados utilizando uma fórmula governamental a partir de valores WLTP, equivalentes ao que teriam sido sob o antigo teste NEDC. Deste modo, poderá então ser aplicado o regime fiscal em vigor.

O WLTP, com o seu equivalente NEDC Correlacionado, é o novo teste oficial da UE utilizado para calcular valores de CO2 e de consumo de combustível normalizados para veículos de passageiros. Mede o consumo de combustível, o consumo de energia, a autonomia e as emissões. Foi concebido para proporcionar valores mais próximos dos obtidos com comportamentos de condução reais. Testa os veículos com equipamento opcional e com um procedimento de teste e um perfil de condução mais rigorosos.