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A sustentabilidade foi uma das protagonistas no processo de design e conceção do Novo Range Rover Evoque, pelo que nos dedicamos ao assunto nesta edição da nossa série de conteúdo exclusivo. Além de ser o primeiro SUV com um conjunto motor/transmissão Mild Hybrid Electric (MHEV), que reduz as emissões e o consumo de combustível sem necessitar de carregamento, o Novo Range Rover Evoque é fabricado usando até 33 kg de materiais naturais e reciclados. Provenientes de uma mistura de resíduos pós-consumo ou pós-industriais, estes materiais ajudam a minimizar o impacto da produção do veículo no meio ambiente.
Amy fala-nos da escolha de materiais para o Novo Range Rover Evoque e dos desafios de combinar sustentabilidade com estilo e conforto.

ESCOLHAS MAIS RESPONSÁVEIS E SUSTENTÁVEIS

Identificada uma tendência crescente para a sustentabilidade entre os consumidores, o ponto de partida para Amy foi aproximar-se de marcas que fornecem materiais de fontes responsáveis. Com o seu primeiro tecido de origem vegetal, o Eucalyptus Melange, a equipa de design do Novo Range Rover Evoque apresenta aos clientes mais um material que coloca a sustentabilidade numa posição de grande importância. O Eucalyptus Melange junta-se assim à lã Kvadrat Premium, dada a conhecer com o Range Rover Velar. Ambos os materiais não só são sustentáveis mas também oferecem vantagens como maior respirabilidade e controlo de temperatura.

O NOSSO PRIMEIRO TECIDO DE ORIGEM VEGETAL: EUCALYPTUS MELANGE

Para criar um tecido sem fibras de origem animal, Amy e a sua equipa fizeram experiências com diferentes materiais à base de plantas. Por fim, decidiram trabalhar com a planta de eucalipto, uma árvore volumosa e de crescimento rápido. A mistura resultante, Eucalyptus Melange, é um material leve criado exclusivamente com fibras naturais. Oferece uma alternativa premium ao couro, um toque esplêndido e um design distintivo. Além do mais, a produção deste tecido de origem vegetal tem um gasto de água muito inferior quando comparada à de materiais tradicionais.

DE GARRAFAS DE PLÁSTICO RECICLADAS A TÊXTEIS

A lã Kvadrat Premium é outro exemplo dado por Amy que demonstra a vontade dos designers de trabalhar com fontes responsáveis, que levou a equipa a experimentar com materiais improváveis. Esta mistura à base de lã, uma criação conjunta da Kvadrat e da Land Rover, é produzida adicionando outro têxtil, a Miko Microfibre Suede, feita de garrafas de plástico recicladas.


Terminamos assim a nossa série de conteúdos exclusivos com entrevistas aos designers e engenheiros do Novo Range Rover Evoque. Voltamos em breve com mais novidades deste modelo. Fique atento.

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Os valores disponibilizados resultam de testes realizados pelo fabricante em conformidade com a legislação da UE. O consumo de combustível específico de um veículo pode divergir dos valores obtidos nos testes e os valores servem apenas como termo de comparação.

O WLTP, com o seu equivalente NEDC Correlacionado, é o novo teste oficial da UE utilizado para calcular valores de CO2 e de consumo de combustível normalizados para veículos de passageiros. Mede o consumo de combustível, o consumo de energia, a autonomia e as emissões. Foi concebido para proporcionar valores mais próximos dos obtidos com comportamentos de condução reais. Testa os veículos com equipamento opcional e com um procedimento de teste e um perfil de condução mais rigorosos.