#INSPIREDBYVELAR

#INSPIREDBYVELAR

UM DIÁLOGO SOBRE DESIGN

OS DESIGNERS DO NOSSO PROJETO DISCUTEM CRIATIVIDADE, DESENHAR COM UM OBJETIVO E O NOVO RANGE ROVER VELAR.

O que é, realmente, o design? Para Massimo Frascella, Diretor Criativo de Exteriores do Novo Range Rover Velar, design é “agarrar oportunidades e ver o potencial. Não se trata apenas de criar coisas, trata-se de criar coisas que signifiquem algo”.
Jinsop Lee, designer galardoado e consultor, estava entusiasmado por realçar a importância do design e do design thinking em campos sem relação aparente. “O design trata de resolver problemas. Ao longo dos anos, trabalhei em diversos problemas com o processo de design. O meu último trabalho foi para uma empresa de luz que não sabia como se globalizar. E a solução era através de um processo de design.”
Quer seja uma forma melhor de fazer negócio, um objeto funcional ou até o Novo Range Rover Velar, os princípios do design vanguardista são a chave. “Não precisas de explicá-lo”, disse Massimo. “Uma grande ideia falará sempre por si mesma”. Amy Frascella concorda e acrescenta que muitos designers hoje costumam diluir as ideias potencialmente inovadoras com demasiadas opções. “Para mim, é melhor arranjar uma opção de design que seja a melhor de todas, em vez de várias medíocres.”
Encontrar aquela grande ideia é o que motiva Massimo a fazer o seu trabalho. “A parte mais gratificante”, afirma, “é quando apresentas a tua ideia e as pessoas dizem ‘realmente percebo o que estás a tentar fazer’.” Victor Castanera partilha a mesma opinião. Com cada uma das suas peças focadas essencialmente no conceito, Castanera sabe que a maior recompensa, e também o maior desafio, é quando uma peça comunica a sua intenção sem qualquer elaboração.

O resultado final está muito bem, mas onde é que começa o processo de design? Não existem dois designers iguais e, tal como se foi tornando cada vez mais evidente ao longo da discussão, também não existem processos criativos iguais. Enquanto que Victoria Wilmotte é da opinião de que explorar, experienciar e experimentar é um bom começo, outros têm abordagens muito diferentes. Para Amy, a noção do todo é mais importante. “Com o design de veículos, costumo começar com uma ideia de lifestyle ou até com uma simples palete de cor”. Para Massimo, a curiosidade constante é onde encontra as grandes ideias. “Sempre começo por perguntar ‘e se?’. Podia ser assim, mas e se tentássemos de outra forma?”

Sebastian Scherer triunfa sob pressão. Com a tecnologia a aumentar e o acesso ao design a tornar-se cada vez mais elevado, as probabilidades de criar algo “novo” estão a tornar-se ainda mais difíceis. Mas isso não o preocupa muito. “De alguma forma, a pressão força-me a olhar mais de perto para as coisas e a encontrar soluções que a maior parte das pessoas não veem.”

O tópico da tecnologia e sua influência é, de facto, interessante. Muitos dos trabalhos dos designers não seriam possíveis sem certas inovações, e ainda assim muitos reconhecem o desafio disso. Ao ouvir as opiniões de Franscesco Dompieri acerca do assunto, vemos que a artesania italiana ainda é um pilar essecial da filosofia de design do Nichetto Studio. “Com a tecnologia a evoluir tão rapidamente, penso que é importante manter o toque humano em tudo o que desenhamos. O desafio”, continua, “será que os designers tentem controlar a tecnologia e não o contrário.”
Amy Frascella assente com a cabeça. A tecnologia pode estar no centro do Novo Range Rover Velar, mas Frascella foi muito específica acerca de como ela deve ser integrada. “Queríamos incorporar tecnologia, como os puxadores retráteis, de forma não intrusiva, mas que está lá quando é preciso”, explica. “Como um mordomo digital, por assim dizer!”

É a sensação de requinte que define o Novo Velar. Realçando a elegância simplificada deste veículo, tanto em forma como em função, os inúmeros detalhes dão essa componente minimalista. “Como designer, sentes que trabalhaste muito para conseguir estes pormenores”, observa Sebastian Scherer. “A ideia é não que o veículo seja feito de detalhes, mas que os detalhes façam o veículo”.

A viagem #InspiredByVelar está bem encaminhada. Junte-se ao Velar Circle para não perder nada. Ao longo dos próximos meses, visitaremos os designers de #InspiredByVelar nos seus estúdios pela Europa para acompanhar o progresso do seu trabalho, uma viagem que vai culminar com a grande revelação das suas peças inspiradas no Velar, ainda este ano. E o melhor de tudo é que os membros do Circle são sempre os primeiros a receber as últimas novidades, assim como a ter acesso a eventos e experiências imperdíveis.

Jaguar Land Rover Portugal Veículos e Peças Lda., Edifício Escritórios do Tejo, Rua do Polo Sul, n.º 2 – 3.º B-3, Parque das Nações, 1990-273 Lisboa

Os valores disponibilizados resultam de testes realizados pelo fabricante em conformidade com a legislação da UE. O consumo de combustível específico de um veículo pode divergir dos valores obtidos nos testes e os valores servem apenas como termo de comparação.