OS DESAFIOS EXTREMOS DO RANGE ROVER SPORT
Do deserto de Rub al-Khali à Islândia, descubra alguns dos exigentes desafios que o Range Rover Sport enfrentou.
Somos mais adeptos dos factos do que das palavras. Por isso, em vez de dizermos que o Range Rover Sport é o veículo mais potente, tentámos prová-lo. E da forma que mais gostamos: colocando-o à prova em desafios extremos, como o deserto, os Alpes Suíços, as Montanhas Tianmen e a Barragem de Karahnjukar. Quer descobri-los?
UMA TRAVESSIA PELO DESERTO
O deserto de Rub al-Khali, conhecido como o Empty Quarter, é o maior deserto de areia do mundo e um dos mais severos devido às suas temperaturas elevadas (acima dos 50 graus Celsius), numerosos bancos de areia e dunas e à falta de fontes de água fiáveis. Por isso, foi o local escolhido para colocar à prova o Range Rover Sport V8 a gasolina de 5,0 litros, cuja única modificação foi uma placa de proteção na parte inferior.
Com o piloto espanhol Moi Torrallardona ao volante, o Range Rover Sport conseguiu percorrer os 849 quilómetros de Wadi Ad Dawasir, na Arábia Saudita, até à fronteira dos Emirados Árabes Unidos em 10 horas e 22 minutos, a uma velocidade média de 82 km/h. Este resultado tornou-se um recorde de veículos terrestres para a travessia do Empty Quarter.
UMA DESCIDA INFERNAL
O Monte Schilthorn em Mürren, na Suíça, possui a pista de esqui alpino mais antiga do mundo, com uma descida vertical de 2 km ao longo de uma distância de 15 quilómetros que é tão desafiante que é conhecida como o Desafio do Inferno. Por isso, decidimos bater um recorde na pista, fazendo a descida mais rápida de uma pista de esqui alpino de verão no Range Rover Sport.
O escolhido para o conduzir foi o piloto Ben Collins, que conseguiu completar a corrida em 21 minutos e 36 segundos, atingindo velocidades de 121 km/h nos pontos mais altos da montanha e 155 km/h no troço mais baixo, em estradas de gravilha e alcatrão, durante a descida. Foi um desafio extremo que o Range Rover Sport conseguiu completar, demonstrando uma potência e velocidade que não estão ao alcance de qualquer um.
AS PORTAS DO CÉU
A estrada da montanha Tianmen, na China, tem 99 curvas distribuídas por 11,3 quilómetros. No topo, 999 degraus conduzem à Porta do Céu, um arco rochoso natural de tal beleza que é considerado uma entrada para o reino dos deuses. Assim, devido à sua combinação de imponência e dificuldade, pensámos que era o local perfeito para colocar à prova o Range Rover Sport híbrido elétrico plug-in.
Atrás do volante esteve o vencedor das 24 Horas de Le Mans, Ho-Pin Tung, o qual teve de recorrer aos 404 cavalos de potência para percorrer a primeira secção de estrada com as suas sinuosas curvas e depois subir os 999 degraus até às Portas do Céu. Ao fazê-lo, o Range Rover Sport tornou-se o primeiro veículo a escalar a montanha. E fê-lo em apenas 22 minutos e 41 segundos.
UMA SUBIDA ÉPICA
A Barragem de Karahnjukar, na Islândia, é uma das mais altas do mundo com 193 metros. Por isso, não é de admirar que tenha sido o local escolhido para o Desafio Spillway, no qual o Novo Range Rover Sport enfrentou torrentes de água de até 750 toneladas por minuto, arriscando-se a perder a tração e a precipitar-se numa queda de 90 metros desde a base da barragem até ao fundo do vale.
Para um desafio tão exigente, contámos com uma piloto à altura: Jessica Hawkins, uma dupla de cinema que participou no último filme de James Bond - No Time To Die. Graças à sua experiência e perícia, foi possível subir o transbordo, atravessar o leito de um rio e túneis íngremes para chegar ao topo e completar o desafio. Mais uma prova da potência, tração e desempenho do novo Range Rover Sport.