INÍCIO DA CONSTRUÇÃO DO NOVO “CENTRO NACIONAL DE INOVAÇÃO AUTOMÓVEL”
DA JAGUAR LAND ROVER NO REINO UNIDO

Lisboa, 17 de março de 2015

  • O `Centro Nacional de Inovação Automóvel´ (NAIC), avaliado em 150 milhões de libras, começará a funcionar na primavera de 2017, constituindo um centro de tecnologia de ponta para a equipa de investigação avançada da Jaguar Land Rover e para os seus parceiros colaborativos na cadeia de abastecimento e na academia.
  • Tendo em vista manter o Reino Unido e a Jaguar Land Rover na linha da frente da inovação global, a equipa irá desenvolver os veículos e as soluções de mobilidade pessoal do futuro.
  • O NAIC terá como principal objetivo inspirar a próxima geração de engenheiros, desde alunos do primeiro ciclo a universitários. Desta forma, serão desenvolvidas as capacidades necessárias para manter a competitividade do Reino Unido a nível internacional.
  • A criação do novo NAIC irá complementar os centros de investigação e desenvolvimento de produto da Jaguar Land Rover em Gaydon e Whitley.
  • O NAIC é uma parceria entre o Warwick Manufacturing Group (WMG), a Jaguar Land Rover, o Tata Motors European Technical Centre (TMETC) e o Conselho de Financiamento do Ensino Superior para a Inglaterra (HEFCE), pertencente ao governo.
NATIONAL AUTOMOTIVE INNOVATION CENTRE

Ratan Tata (Presidente Emérito do Grupo Tata), Cyrus Mistry (Presidente do Grupo Tata) e Ralf Speth, CEO da Jaguar Land Rover, juntaram-se hoje ao Professor e Lorde Bhattacharyya (Presidente e fundador do WMG) para lançar a presentação do novo Centro Nacional de Inovação Automóvel (NAIC) na Universidade de Warwick.

A cerimónia assinalou o início formal da fase de construção do projeto de 150 milhões de libras que dará origem a um novo e moderno centro de tecnologia, inovação e formação automóvel no Reino Unido.

As instalações de 33.000 metros quadrados, com inauguração prevista para a primavera de 2017, irão tornar-se no centro da investigação avançada da Jaguar Land Rover e contarão com oficinas e laboratórios de tecnologia de ponta, departamentos de engenharia virtual e modernas instalações de teste de motores e transmissões, equipados para uma vasta gama de atividades de design, visualização e criação de protótipos.

A implementação do projeto NAIC é o próximo passo na estratégia de desenvolvimento da capacidade internacional da Jaguar Land Rover nas áreas de I&D e engenharia. Atualmente, a Jaguar Land Rover emprega mais de 8000 engenheiros e designers no Reino Unido e está a investir mais do que nunca em novas tecnologias, capacidades e instalações. No exercício 2015/16, a empresa irá investir até 3,8 mil milhões de libras na criação de produtos.

Como afirma Ralf Speth, CEO da Jaguar Land Rover: «O Centro Nacional de Inovação Automóvel será uma incubadora de novas capacidades e de uma nova forma de pensar, criando o ambiente colaborativo ideal para aprender, investigar e desenvolver as tecnologias e os designs que darão forma aos veículos e às soluções de mobilidade pessoal do futuro».

«Para além de ajudar a Jaguar Land Rover a criar tecnologias que proporcionarão novas experiências aos nossos clientes, veículos mais inteligentes, seguros e conectados e um futuro com baixas emissões de carbono, o centro trará inúmeros benefícios para a indústria automóvel britânica. O NAIC será fundamental para inspirar os engenheiros do futuro e contribuirá para desenvolver as capacidades que o Reino Unido deve criar e incentivar para se manter competitivo a nível internacional».

Para além da organização de visitas de estudo a alunos do ensino básico para os inspirar a prosseguirem estudos nas áreas da ciência, tecnologia, engenharia e matemática, o NAIC começará também a dar resposta à falta de pessoal especializado em I&D na cadeia de abastecimento automóvel. O objetivo é contribuir para a criação de uma bolsa de trabalhadores em empresas de todo o país, incluindo a integração de um elevado número de aprendizes em áreas específicas da tecnologia automóvel.

JLR Innovation Centre

«O NAIC assenta no êxito obtido através da nossa já longa relação com o WMG na Universidade de Warwick. Esta colaboração servirá de modelo para a forma como expandiremos as nossas capacidades quando o NAIC abrir as suas portas», acrescenta Ralf Speth. «Estou muito entusiasmado por faltarem menos de dois anos para concretizarmos a visão estratégica de longo prazo que partilhamos com Ratan Tata e o Professor Bhattacharyya para um centro nacional de inovação e desenvolvimento de competências no setor automóvel».

«O seu apoio e o investimento na criação de uma infraestrutura de inovação no Reino Unido ajudarão este país, e a Jaguar Land Rover, a manter-se na linha da frente da inovação global de produção e engenharia nas próximas décadas».

Quando o centro abrir em 2017, trabalharão no NAIC 1000 pessoas altamente qualificadas. O NAIC permitirá à Jaguar Land Rover integrar 600 dos seus engenheiros, investigadores e tecnólogos numa rede de colaboração com académicos e especialistas em I&D de toda a cadeia de abastecimento automóvel. Os pormenores dos projetos de investigação específicos a desenvolver no NAIC serão oportunamente anunciados, mas constituirão desafios multidisciplinares a longo prazo, tais como a eletrificação, veículos inteligentes e conectados e a Interface Homem-Máquina.

A criação do novo NAIC irá complementar os centros de investigação e desenvolvimento de produto da Jaguar Land Rover em Gaydon e Whitley Embora o NAIC se torne no centro das nossas equipas de investigação avançada, Gaydon e Whitley continuarão a ser os centros de excelência da Jaguar Land Rover nas áreas da engenharia e do desenvolvimento de produto.

Mais informação e fotos em www.media.jaguarlandrover.com