• As alterações na legislação, as preocupações relativas à saúde pública e a transparência dos testes de emissões levaram a que muitos questionassem até que ponto os motores diesel são limpos e se esta será a melhor opção.

      É importante ter em atenção que os motores diesel atuais encontram-se entre os motores mais limpos alguma vez produzidos.

      Por que motivo os motores diesel estão a ser alvo de atenção?

      Foi estabelecida uma correlação entre alguns dos gases produzidos pelos motores de combustão interna e problemas respiratórios, poluição e baixa qualidade do ar.

      Embora os motores diesel produzam menos CO2 em média do que os motores a gasolina, produzem mais NOx. Nos motores diesel modernos, o Fluido de Escape Diesel (DEF) – também conhecido como AdBlue® – é utilizado num sistema de Redução Catalítica Seletiva (SCR) para converter o NOx novamente em azoto e oxigénio. A partir de 2006, todos os nossos veículos a diesel foram equipados com filtros de partículas que removem 99% das partículas dos fumos de escape.

      Os motores diesel que cumprem com as mais recentes normas de emissões EU6 têm tecnologia SCR e, portanto, produzem menos NOx e partículas do que os motores diesel construídos antes da implementação das normas.

      Devido ao impacto sobre a saúde pública, algumas cidades europeias anunciaram medidas para tentar reduzir a poluição de NOx. Londres, por exemplo, apresentou o T-Charge, uma taxa adicional sobre a Taxa de Congestionamento já existente, para desencorajar a entrada de veículos a diesel mais antigos em certas áreas. Os veículos a diesel em conformidade com as normas EU6 estão isentos desta taxa devido às baixas emissões de NOx.

      Desde setembro de 2015, todos os nossos motores diesel na UE e no EEE cumprem com exigentes regulamentações de emissões EU6. Isto significa que os nossos motores diesel são tão limpos que podem circular livremente pelas Zona de Emissões Ultra Reduzidas onde é aplicada uma sanção pecuniária aos condutores que emitem elevados níveis de poluentes.

      O nosso compromisso com a condução sustentável significa que estamos a produzir os nossos motores mais limpos de sempre.

      O Procedimento de Teste Harmonizado a Nível Mundial para Veículos Ligeiros (WLTP) é um novo método de teste em laboratório introduzido em setembro de 2017, concebido de forma a fornecer dados sobre consumo de combustível e emissões de CO2 que melhor correspondem aos valores reais. Uma nova norma de emissões (EU6d RDE) resultará também, pela primeira vez, no teste dos veículos em estrada e em laboratório, permitindo uma maior precisão dos valores de emissões.

      Todos os nossos motores diesel construídos para os mercados da UE e do EEE desde setembro de 2015 foram equipados com um sistema de Redução Catalítica Seletiva (SCR). Este utiliza o líquido à base de ureia AdBlue® para reduzir significativamente o impacto ambiental.

      A tecnologia de filtração, equipada de série em todos os nossos veículos a diesel, remove até 99% das partículas antes de saírem da ponteira de escape.

      Qual é a diferença entre os motores a gasolina e os motores diesel?
       
      Um erro muito frequente é pensar que os veículos a diesel são mais lentos, ruidosos e caros do que os veículos a gasolina. No entanto, as tecnologias melhoradas dos motores diesel e os avanços de engenharia levam a que a diferença entre ambos seja praticamente impercetível.

      O binário a baixos regimes é ideal para o reboque, dado que permite efetuar mudanças de velocidade mais cedo e proporciona uma aceleração vigorosa.

      A potência topo de gama de um motor a gasolina é mais suave e tem uma melhor capacidade de resposta, no entanto, são necessárias velocidades mais elevadas para proporcionar o mesmo binário que o de motores diesel.

      Qual é o motor mais adequado para mim?

      Antes de adquirir qualquer veículo, deve ter em atenção os seus hábitos de condução mais frequentes. Os motores diesel são mais eficientes em viagens mais longas a velocidades mais elevadas. Contudo, se os seus hábitos de condução mais frequentes consistem em viagens mais curtas que implicam os arranques e paragens habituais do trânsito na cidade, um motor diesel não é necessariamente a melhor escolha.

      A densidade de energia mais elevada do combustível diesel e a forma como a energia é libertada durante a combustão significam que um motor diesel pode proporcionar uma maior rentabilidade em termos de quilometragem, se conduzir 19.000 quilómetros ou mais por ano. Portanto, um motor diesel será, provavelmente, a opção mais rentável.

      Os veículos a diesel modernos estão equipados com um Filtro de Partículas Diesel (DPF). Este filtro retém partículas no escape para que sejam queimadas quando este atinge uma temperatura elevada. As viagens mais curtas, como as que ocorrem frequentemente nas cidades, tornam mais difícil a realização deste processo. Para os que conduzem predominantemente na cidade, um veículo a gasolina, híbrido ou 100% elétrico pode ser uma opção mais adequada.


      De que forma as alterações à legislação relativa ao diesel me afetam?

      Os veículos a diesel conduzidos em zonas urbanas provavelmente implicarão custos adicionais, nos próximos dois ou três anos, além dos que são impostos aos veículos a gasolina ou de combustíveis alternativos.

      Contudo, os proprietários de novos veículos a diesel que cumprem com as mais recentes Normas de Emissões EU6 não devem ser penalizados da mesma forma que veículos a diesel mais antigos e menos ecológicos.

      Todos os nossos veículos a diesel vendidos desde setembro de 2015 nos mercados da UE e do EEE cumprem com as normas EU6.

      Os resultados até agora:

      Investimos mil milhões de libras no nosso centro de fabrico de motores topo de gama para conceber motores diesel mais pequenos com emissões mais reduzidas e estes desenvolvimentos revelaram resultados notáveis. Entre 2007 e 2015, reduzimos as emissões de CO2 da nossa frota de veículos europeia em 32%. Adicionalmente, entre 2004 e 2016, os nossos engenheiros experientes conseguiram reduzir as nossas emissões de NOx em 90%.

      O que devo fazer agora?

      O nosso guia simples para a seleção do seu próximo motor irá permitir que tome uma decisão consciente com base nos seus hábitos de condução.

    1. FLUIDO DE ESCAPE DIESEL

      Motores diesel e redução catalítica seletiva: o que é o DEF, como reabastecer e perguntas frequentes.

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      MOTORES A GASOLINA E A DIESEL

      A nossa gama de motores permite-lhe selecionar o que melhor se adequa ao seu trabalho e estilo de vida.

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      RESPONSABILIDADE

      Assumimos o compromisso de desenvolver a nossa empresa de uma forma responsável e sustentável, para podermos acrescentar valor aos nossos clientes, à companhia e à economia.

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Jaguar Land Rover Portugal Veículos e Peças Lda., Edifício Escritórios do Tejo, Rua do Polo Sul, n.º 2 – 3.º B-3, Parque das Nações, 1990-273 Lisboa

Os valores disponibilizados resultam de testes realizados pelo fabricante em conformidade com a legislação da UE. O consumo de combustível específico de um veículo pode divergir dos valores obtidos nos testes e os valores servem apenas como termo de comparação.