PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE O PHEV

P) A BATERIA É ABRANGIDA PELA GARANTIA?

R) Sim. Em complemento à garantia convencional do veículo, as nossas baterias EV têm uma garantia de oito anos ou 160.000 km, o que ocorrer primeiro.

P) QUAL É A AUTONOMIA DO PHEV?

R) Utilizando apenas o motor elétrico, o PHEV dispõe de uma autonomia de até 51 km. O PHEV utiliza também um motor Ingenium a gasolina para proporcionar uma autonomia muito superior, da mesma forma que outros veículos com motor de combustão.

P) POSSO CARREGAR O PHEV À CHUVA?

R) Sim. A segurança do processo de carregamento do PHEV está completamente assegurada.

P) A REDE ELÉTRICA NACIONAL TEM CAPACIDADE PARA SUPORTAR A PROCURA?

R) A rede elétrica pode suportar facilmente o carregamento de veículos elétricos, a maioria dos quais ocorre durante a noite, quando a utilização de eletricidade é reduzida. A Land Rover e outros fabricantes de veículos estão a trabalhar em parceria com os governos e com as companhias de eletricidade para assegurar a manutenção do fornecimento.

P) OS VEÍCULOS ELÉTRICOS SÃO LENTOS EM COMPARAÇÃO COM OS VEÍCULOS A GASOLINA E DIESEL?

R) Não, longe disso. Os motores elétricos geram um binário instantâneo e máximo desde o arranque, proporcionando tempos de resposta e aceleração fantásticos. O Range Rover PHEV acelera de 0 a 100 km/h em 6,7 segundos.

P) OS VEÍCULOS ELÉTRICOS SÃO SEGUROS?

R) Sim. Todos os novos modelos cumprem as mesmas normas rigorosas de segurança que qualquer outro veículo.

TIPOS DE VEÍCULO ELÉTRICO

SELECIONAR MODELO

-

ABRIR TODOSFECHAR TODOS
  • Que tipos de EV diferentes existem?

    • ICE: um Motor de Combustão Interna (ICE) é um motor térmico em que a combustão de um carburante ocorre com um comburente (normalmente ar) numa câmara de combustão que integra o circuito do fluxo de trabalho.

    • MHEV: utiliza um Motor de Arranque/Gerador Integrado de Correia e bateria para recolher a energia da inércia.

    • HEV: motor a gasolina e motor elétrico. A bateria é carregada pelo motor e pela travagem regenerativa.

    • PHEV: motor a gasolina e motor elétrico. A bateria é carregada a partir de uma fonte externa e também através da travagem regenerativa.

    • BEV: nenhum motor convencional. Sistema elétrico carregado apenas através de uma fonte externa e da travagem regenerativa.

VEÍCULO PHEV

SELECIONAR MODELO

- BATERIA

ABRIR TODOSFECHAR TODOS
  • O clima tem efeito na bateria?
    Em temperaturas elevadas, a autonomia diminui porque a energia é utilizada para arrefecer a bateria. A vida útil da bateria é afetada apenas se este aquecimento extremo se prolongar durante um período de tempo muito longo. Da mesma forma, em temperaturas muito baixas, a autonomia diminui porque a energia é utilizada para aquecer a bateria. As baterias podem ser armazenadas a uma temperatura de -40 ℃, mas têm de ser ligadas e aquecidas até -20 ℃ antes de iniciar a condução.
  • As baterias deterioram-se ao longo do tempo, como sucede com outros dispositivos?
    Não, não se deterioram ao longo do tempo. As baterias dos EV podem ser carregadas milhares de vezes com pouca deterioração.
  • As baterias têm de ser substituídas regularmente?
    Normalmente, as baterias dos BEV e PHEV têm uma garantia de oito anos, o que representa um período de tempo significativamente superior ao das garantias convencionais de veículos.

AUTONOMIA DO PHEV

SELECIONAR MODELO

- AUTONOMIA DO PHEV

ABRIR TODOSFECHAR TODOS
  • O PHEV terá autonomia suficiente para a minha viagem?
    Tal como um HEV, a fonte de energia é um motor de combustão interna, uma bateria de um PHEV ou uma combinação dos dois, que pode ser selecionado manual ou automaticamente. Apenas com a bateria, a autonomia pode chegar aos 51 km.
  • Que fatores afetam a autonomia?
    Quando o veículo é conduzido em temperaturas altas ou baixas, o funcionamento dos sistemas de refrigeração ou aquecimento vai utilizar a bateria mais rapidamente e reduzir a autonomia de veículo elétrico (EV). A condução desportiva também reduz a carga da bateria mais rapidamente e, consequentemente, a autonomia de EV.
  • Como posso otimizar o consumo de combustível e a carga da bateria do veículo?

    Quando se encontra no modo de condução predefinido (Híbrido Paralelo), o condutor pode otimizar o consumo de combustível ou a carga da bateria utilizando uma de duas funções alternativas de gestão de carga:


    • Função SAVE – selecionada manualmente através do ecrã táctil, a função SAVE impede que a carga da bateria desça abaixo do nível selecionado. Esta função permite que o condutor desfrute de uma viagem silenciosa e sem emissões a partir de um determinado ponto da viagem. O veículo utiliza apenas o motor elétrico se a bateria receber uma carga superior ao nível acumulado através da travagem regenerativa.

    • Função de Otimização Preditiva de Energia (PEO) – ao inserir um destino no sistema de navegação do veículo, a função de PEO é ativada automaticamente. Ao utilizar os dados de altitude para o percurso escolhido, a PEO alterna de forma inteligente entre o motor elétrico e o motor a gasolina para otimizar o consumo de combustível ao longo da viagem.

CARREGAMENTO

SELECIONAR MODELO

-

ABRIR TODOSFECHAR TODOS
  • É possível carregar os Veículos Elétricos à chuva?
    A segurança do processo de carregamento está totalmente assegurada. Os clientes e os transeuntes nunca estão expostos ao risco de choque elétrico.
  • Quais são os diferentes métodos para carregar um PHEV?

    • Carregamento com CA: os Veículos Elétricos estão equipados com um cabo de carregamento para rede elétrica doméstica que se liga ao veículo. Isto significa que pode carregar um PHEV na sua garagem ou na entrada de sua casa, se tiver uma tomada exterior. Um carregador a bordo converte a eletricidade de CA em CC, uma vez que as baterias só conseguem armazenar eletricidade de CC. Os tempos de carregamento dependem do país onde se encontra, mas para conseguir um carregamento mais rápido, poderá instalar uma caixa de parede para carregamento doméstico que carrega o veículo mais rapidamente do que uma tomada normal.

    • Travagem Regenerativa: os Veículos Elétricos utilizam a travagem regenerativa, que converte a energia cinética do veículo em energia elétrica e utiliza-a para carregar a bateria em vez de a desperdiçar como energia térmica, como acontece com os travões convencionais.

  • O que é o "Carregamento no Destino"?
    Disponível em centros comerciais, hotéis, ginásios, etc., o carregamento no destino encontra-se disponível em locais que normalmente visita por motivos diferentes do objetivo principal de recarregar o veículo.
  • O que é o "Carregamento em Viagem"?
    O equipamento de carregamento mais rápido pode ser encontrado em estações de serviço ou em estações de carregamento de Veículos Elétricos dedicadas, para fornecer a maior carga possível no mais curto período de tempo. Isto é conhecido como "Carregamento em Viagem".
  • Que equipamento de carregamento é necessário?
    É necessário equipamento de carregamento diferente consoante o tipo de EV e a disponibilidade da rede elétrica:

    • Cabo de Carregamento Doméstico: todos os veículos PHEV encontram-se equipados com o cabo de carregamento doméstico de série, que pode ser ligado a todas as tomadas domésticas.

    • Cabo de Carregamento Multifunções: o cabo de carregamento multifunções opcional permite-lhe carregar o veículo a partir de uma tomada doméstica ou de uma ficha IEC. O adaptador intermutável permite-lhe utilizar o cabo noutros países, graças às versões opcionais das fichas de 2 ou 3 pinos específicas de cada região.

    • Caixas de Parede de CA e Cabo de Carregamento Público: o cabo de carregamento público é compatível com uma caixa de parede de CA que um eletricista reconhecido pode instalar em sua casa e pode ser utilizado noutros pontos de carregamento, como em postos de abastecimento de combustível.

PERFORMANCE

SELECIONAR MODELO

- PERFORMANCE

ABRIR TODOSFECHAR TODOS

MAIS SOBRE O PHEV

SOBRE O PHEV

Esta tecnologia inovadora reduz as emissões e melhora a performance, tornando-o no nosso motor mais eficiente de sempre.

CARREGAR O PHEV

Do carregamento normal à utilização de uma rede em constante crescimento, carregar o seu veículo PHEV não poderia ser mais fácil. E, como normalmente o poderá fazer durante a noite, é também conveniente.

Jaguar Land Rover Portugal Veículos e Peças Lda., Edifício Escritórios do Tejo, Rua do Polo Sul, n.º 2 – 3.º B-3, Parque das Nações, 1990-273 Lisboa

Os valores disponibilizados resultam de testes realizados pelo fabricante em conformidade com a legislação da UE. O consumo de combustível específico de um veículo pode divergir dos valores obtidos nos testes e os valores servem apenas como termo de comparação.