Conduzir e ouvir música é uma combinação gloriosa. Fazer-se à estrada com as suas músicas favoritas é um dos verdadeiros prazeres da vida.  

 

Artistas como Billie Eilish a Willie Nelson desempenham um papel no desenvolvimento dos sistemas de som Meridian de última geração utilizados no Range Rover, Defender, Discovery e Jaguar.

 

O áudio no veículo evoluiu muito. Antigamente, os automóveis utilizavam leitores de música (normalmente cassetes) e altifalantes de pós-venda. Gerava-se frequentemente muito ruído, mas a qualidade do som era, invariavelmente, péssima. 

 

Quando os sistemas áudio de série se tornaram comuns, os designers de automóveis definiram pontos fixos para a localização dos altifalantes e amplificadores. Os especialistas em áudio concorreram então para o fornecimento do hardware. Não admira que a maioria dos habitáculos dos automóveis fossem pesadelos musicais. 

 

A parceria da JLR com a Meridian, o fabricante de entretenimento áudio topo de gama sediado em Cambridge, no Reino Unido, ajudou a mudar esta situação. Foi uma das primeiras parcerias em que a empresa de áudio teve uma palavra importante a dizer no design do habitáculo do automóvel, para otimizar a experiência musical. A parceria começou em 2010, com o Range Rover Evoque, e engloba agora todos os veículos da JLR.

“A Meridian tem uma abordagem muito holística”, afirma Samantha Morris, gestora de conta da Meridian para a JLR. “Olhamos para o veículo como um todo, não apenas para o sistema de áudio. Trabalhamos em estreita colaboração com todas as equipas de engenharia e design da JLR, incluindo materiais do habitáculo, interface do utilizador, design do habitáculo, seleção de materiais, fornecedores de hardware e até as equipas responsáveis pelo ruído, vibração e aspereza (NVH). 

 

“Todas têm uma grande influência no áudio e na experiência global do cliente. Somos consultados em todas as fases do processo, para que os automóveis possam proporcionar uma experiência de áudio perfeita.”

 

Samuel Smith, engenheiro automóvel da Meridian, é ex-baterista e tocou guitarra acústica profissionalmente aos 17 anos. A música sempre fez parte da sua vida. Estudou música e gravação de som e juntou-se à Meridian há dois anos.  

 

“A relação com a JLR é excelente”, afirma Samuel. “Além disso, trabalhamos juntos há tanto tempo que a JLR sabe o que esperamos dos veículos, incluindo o local onde os altifalantes devem ser posicionados. É claro que há sempre desafios, especialmente quando tentam fazer algo novo. É nessa altura que a nossa relação com os engenheiros se torna verdadeiramente importante. Sentimo-nos parte da equipa deles e eles sentem-se parte da nossa”. 

A filosofia de luxo moderno da JLR também alterou o design do habitáculo, afetando os sistemas de áudio. Samantha afirma: “Há alguns anos, os altifalantes eram volumosos e tinham a marca. Agora, com o luxo moderno, são muito mais discretos e estão frequentemente escondidos atrás de novos tipos de tecido para uma estética muito minimalista   . Trata-se de um desafio. Penso que resolver estes problemas e inovar é o que a Meridian faz melhor.”

 

Diferentes modelos apresentam diferentes desafios. Para Samuel: “O Defender tem um carácter utilitário robusto, embora continue a ser um veículo de luxo moderno. O maior desafio foi o facto de não podermos utilizar tantos altifalantes. O habitáculo necessitava de pegas, espaços de armazenamento e compartimentos nas portas, o que reduziu o espaço para os altifalantes...” O Defender utiliza um dos sistemas mais pequenos da Meridian, com menos altifalantes (15 no sistema Sistema de Som Meridian Surround e 11 no Sistema de Som Meridian; em comparação, um Range Rover pode ter até 36). 

 

“Tivemos de desenvolver um sistema de som fantástico e de grande impacto que continuasse a agradar os clientes, mas que tivesse menos altifalantes”, diz Samuel. "Conseguimos. Houve outros desafios. As superfícies também são mais refletoras no Defender. Há mais plásticos e metais e menos alcatifa macia. Os diferentes materiais têm uma refletividade diferente e, de um modo geral, as superfícies macias como a alcatifa, o couro e as espumas de toque suave são melhores para a qualidade do som do que as superfícies duras e mais refletoras, como o vidro, o metal e o plástico, embora seja necessário um equilíbrio entre materiais refletores e não refletores. Temos isso em conta ao afinar os sistemas para garantir que a qualidade do som é sempre ótima.”

 

As ferramentas de afinação de alta tecnologia incluem a mais recente tecnologia RE-Q que otimiza de forma inteligente o sistema de áudio para a acústica precisa do ambiente de audição. Esta revelou-se inestimável no desenvolvimento dos sistemas áudio para o Defender.

 

A Meridian dir-lhe-á que um automóvel pode ser um ambiente difícil para a qualidade do som. Samuel explica: “Há pontos positivos. Sabemos onde as pessoas se sentam, o que ajuda na afinação. Alem disso, procedemos à afinação em todos os lugares, para que todos tenham uma excelente experiência de áudio. Por outro lado, há muito vidro e outras superfícies refletoras no habitáculo de um automóvel. E os altifalantes raramente estão na posição ideal para os ouvintes. Há ainda a pressão para reduzir o tamanho e o peso. É um desafio. Mas é notável o que podemos conseguir com as incríveis tecnologias de que dispomos.” 

 

A música tem de soar autêntica. Esta é uma prioridade para todos os sistemas de som Meridian. “É preciso ouvir a música como o artista pretende”, diz Samantha. “Tem de ser realista e autêntica. Esta é a essência da nossa atividade.”

A tecnologia de encenação Trifield 3D surround é uma ferramenta útil neste caso. Assegura que todos os instrumentos e intérpretes soam realistas. A Precisão Digital da Meridian também garante que os mais ínfimos detalhes de cada música são preservados.

 

No entanto, o teste crucial de autenticidade e qualidade – e a aprovação final de cada sistema de som – é realizado com base na audição. A enorme lista de reprodução utilizada pelos engenheiros da Meridian abrange todos os géneros possíveis para testar todos os tipos de música. Samuel menciona alguns favoritos. “Há uma faixa chamada Season's Trees, de Danger Mouse e Norah Jones, que é muito boa para testar a imersão e o envolvimento que se obtém com os nossos misturadores. Além disso, Awake, de Tycho, é ótima para testar a suavidade dos graves.”

 

Outras favoritos da Meridian são Lost Cause de Billie Eilish (“bateria rápida e voz nítida”), Moonlight in Vermont de Willie Nelson (“voz com detalhes e instrumentos claramente posicionados”) e a Sinfonia n.º 9 de Beethoven (“excelente dinâmica e um exemplo fantástico de toda a amplitude de uma orquestra”).

 

E quais são os veículos JLR preferidos para uma experiência musical completa? Samuel cita o Range Rover topo de gama porque é o expoente máximo, mas também, “para mostrar como o áudio pode ser subjetivo”, o Defender de 11 canais: “É um dos nossos sistemas de gama mais baixa, mas é tão divertido e envolvente de ouvir.”    

 

Samantha menciona o Jaguar I-PACE: “Gosto do habitáculo mais intimista e considero o áudio muito envolvente”. 

 

Refere também a tampa da bagageira única do Range Rover. Acione o Conjunto para Eventos na Tampa da Bagageira e sente-se num confortável banco almofadado virado para a retaguarda. Ative os altifalantes traseiros especialmente montados e desfrute de música no modo de piquenique sentado no banco ou no modo de festa em pé na traseira do automóvel. "A qualidade musical é espantosamente boa. Não há nada que dê um espetáculo como este”.

MAIS HISTÓRIAS DO RANGE ROVER

Range Rover old cars parked

A HISTÓRIA DO RANGE ROVER

Explore a forma como o Range Rover tem liderado pelo exemplo, através da originalidade e de um design exemplar, desde 1970.

Emily Brooker sat in boot of Range Rover

CONJUNTO PARA EVENTOS NA TAMPA DA BAGAGEIRA

Saiba como perspetivas únicas e a integração do design computorizado com técnicas clássicas de trabalho da madeira conduziram à inovação.

EXPLORE O RANGE ROVER

Side view of the parked car

RANGE ROVER

Requinte e elegância inigualáveis.

Range rover sport carpathian grey parked in parking area

RANGE ROVER SPORT

Visceral, impactante, determinado.

Range Rover Velar with glass background

RANGE ROVER VELAR

Elegância sofisticada.

Side View of Range Rover Evoque

RANGE ROVER EVOQUE

Carismático e confiante.